Salvador

Falta de acordo entre sindicatos deixa incerta abertura de lojas de shopping no próximo domingo (25)

Arquivo BNews
Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 20/11/2018, às 19h27   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

A falta de acordo entre sindicatos de lojistas e comerciários mantém incerta a abertura de lojas do comércio de rua e de shoppings de Salvador no próximo domingo (25) e no feriado de 8 de dezembro.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Alberto da Rocha Nunes, o imbróglio coloca em risco a previsão de aumento de 5% nas vendas em relação a dezembro do ano passado.

“Prejuízo muito grande para o comércio e para os funcionários. A abertura aos domingos representa um aumento de 20% no quadro de funcionários”, argumenta, ao citar que o funcionamento das lojas no próximo domingo ajudaria a impulsionar vendas do ‘Black Friday’ - que acontece na sexta-feira (25), mas se estende por todo o final da semana. 

Uma audiência na 18° Vara no Tribunal Regional do Trabalho da 5° Região, no último dia 7, terminou sem definição porque o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) não enviou representante. Ao BNews, o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, afirmou, à época, que "não tinha que comparecer porque não tinha o que conciliar"

Na ocasião, o único acordo estabelecido foi entre a Federação do Comércio e o Sindicato dos Comerciários, com 2% para quem ganha acima do piso e 2,2% para quem ganha os pisos da categoria.

Segundo Alberto Nunes, a Federação “não representa nem 3% do comércio de Salvador”. Ele explicou ainda que o entrave persiste porque o Sindicato dos Comerciários quer que os lojistas mantenham a cobrança de contribuição sindical dos trabalhadores, o que contraria a nova os termos da nova legislação trabalhista.

“A CDL não tem interferência entre a negociação dos sindicatos, apenas acompanha”, pontuou Alberto, ao acreditar  
Nos demais domingos do mês de dezembro e janeiro as lojas podem abrir sem a necessidade de acordo, conforme está previsto em lei municipal de 2006, como pontuou Alberto Nunes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp