Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

Atividades marcam o Dia da Consciência Negra em Salvador

Gilberto Júnior/BNews - Ilustrativa
Marchas, mostras, oficinas e shows integram programação na importante data  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews - Ilustrativa

Publicado em 20/11/2017, às 08h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O 20 de novembro em Salvador será marcado por diversos eventos de celebração ao Dia da Consciência Negra. Nesta manhã, a partir das 8h30, será realizada a 9ª lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, no Centro Histórico. A atividade contará ainda com o "1º Sarau da Consciência Negra: Pela vida da juventude negra, contra o genocídio". 

Ainda nesta manhã, a partir das 8h30, alunos da Escola Municipal Professor João Fernandes da Cunha, do Parque São Cristóvão, realizam a Marcha dos Estudantes pela Consciência Negra.

Pela tarde, com previsão de início para as 14h, a Coordenação Nacional de Entidades Negras realiza a 38ª Marcha da Consciência. A caminhada ocorrerá do Campo Grande até o Pelourinho. O objetivo, segundo a organização, é promover a reflexão sobre a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares. A marcha prestará ainda tributo a Carlos Mariguella, revolucionário negro na luta contra a ditadura militar.

À noite, no Terreiro de Jesus, o grupo Performáticos Quilombo apresenta música e poesia no Palco da Convergência Negra.

ESTAÇÕES - Atividades gratuitas e abertas ao público também são previstas na Estação Acesso Norte de Metrô de Salvador. Desta segunda até sexta-feira (24), a população poderá contemplar a exposição de Fotos Candaces – Espelho Contemporâneo, Rainhas Ancestrais, da historiadora Elza Elisa Pereira. A mostra chama a atenção para o empoderamento da mulher negra. Ainda nesta segunda-feira (20), Dani Santana, fundadora da Oro Mi Maió Artes, promoverá uma oficina de turbantes. A Estação da Lapa também irá contar com ações voltadas para estética e moda, a partir das 14h.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp