Cidades

Ônibus com estudantes é barrado na comunidade Rio dos Macacos por falta de autorização

Reprodução/Ilustrativa
Marinha afirma que não houve pedido prévio para acesso à área militar  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Ilustrativa

Publicado em 26/10/2017, às 21h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

No início da tarde desta quinta-feira (26), um ônibus com estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi impedido de entrar na comunidade quilombola Rio dos Macacos, na Base Naval de Aratu, por falta de autorização prévia da Marinha do Brasil. Em protesto contra o impedimento, moradores da localidade realizaram um protesto e fecharam o acesso ao portão principal da Vila Naval da Barragem, onde residem militares e seus dependentes.

Em nota, a Marinha informou que há um acordo firmado entre a comunidade e a Secretaria de Governo da Casa Civil da Presidência da República com as regras para visitas à área localizada em terreno da União sob administração militar. Assim, somente são permitidas entradas com autorização prévia, o que não existira no caso do ônibus em questão. 

"Cabe esclarecer que o controle de acesso no local é executado da mesma maneira que em qualquer outra área sob administração militar, onde somente pessoas cadastradas e visitantes autorizados podem entrar. Tal controle é válido tanto para os moradores do Rio dos Macacos, quanto para os militares e seus dependentes que residem na Vila Naval da Barragem e que, ao longo do dia de hoje, tiveram o seu direito de ir e vir prejudicado. Ressalta-se ainda que o acesso de visitantes à comunidade nunca foi negado, desde que previamente solicitado, conforme o previsto nos acordos celebrados", disse o comunicado da Marinha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags