Informe

Grupo Paranapanema dribla a crise e se destaca com investimento no colaborador

Imagem Grupo Paranapanema dribla a crise e se destaca com investimento no colaborador
Com 2 mil colaboradores, empresa investe em atendimento humanizado e gestão do clima organizacional   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/09/2017, às 12h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado e de produtos de cobre (vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos, conexões e suas ligas) comemora a fase pela qual a empresa passa e exalta os feitos em tempos de crise. O Grupo Paranapanema, que possui três plantas industriais, sendo uma unidade de cobre primário localizada no município de Dias d'Ávila (BA), e duas plantas de produtos de cobre e suas ligas, instaladas em Santo André (SP) e Serra (ES), afirma que a empresa consegue colocar em prática uma das suas missões: garantir a produção de cobre e suas ligas, com sustentabilidade e valor percebido por colaboradores, acionistas, clientes e fornecedores. 

Para a diretora do grupo, Marcia Cubas, em entrevista concedida ao BNews, a Paranapanema tem como visão ser uma empresa de classe mundial, reconhecida pela competitividade de seus custos e pela excelência de produtos e serviços. "Os valores da companhia estão alicerçados na motivação para conquistar e manter clientes; capacidade de crDiretora do Grupo Paranapanema, Marcia Cubasescer com sustentabilidade; ética exemplar nas relações internas e externas; criatividade e inovação para alcançar a excelência; dedicação de Todos para enfrentar e vencer desafios; relação de trabalho baseada em confiança e respeito; e capacidade de adaptações para superar as adversidades", ressaltou.

Um dos principais e mais importantes focos da empresa é o colaborador. E, pensando nisso, a Paranapema criou o atendimento humanizado dos colaboradores. A iniciativa busca Individualizar e humanizar o atendimento aos colaboradores da companhia, por meio da criação do Programa Gestão de Apoio ao Profissional (GAP). O GAP realiza o treinamento de uma equipe de Assistentes sociais para apoiar os colaboradores em todos os momentos. "Os funcionários podem solicitar orientação para mediação de conflitos de ordem profissional e até pessoal. Um comitê de atendimento avalia os casos recorrentes e temas sensíveis que resultam em indicadores para entender melhor a evolução do perfil dos funcionários. A empresa entende que essa é uma forma de conhecer melhor e apoiar cada colaborador e dar suporte para prolongar e aprimorar suas carreiras dentro da Paranapanema", afirmou Cubas.

De acordo com a diretora, a Paranapanema está preocupada em manter um bom ambiente de trabalho para  todos, no qual as pessoas estejam felizes, realizadas profissionalmente e comprometidas com o negócio. Por isso, mais do que garantir uma série de benefícios aos seus funcionários, como plano de saúde e odontológico, seguro de vida em grupo, previdência complementar e prêmio assiduidade, a Paranapanema tem promovido, ao longo do último ano, café da manhã com a diretoria, visita dos familiares dos colaboradores às fábricas, entre outras iniciativas. "A ação tem o propósito demonstrar a importância dos funcionários e seus familiares para a companhia e ampliar o orgulho desse público de pertencer à família Paranapanema", afirmou.

Crise
Não diferente de outras empresas, o Grupo também enfrenta as dificuldades trazidas pela crise econômica que assola todo o país. Dos pequenos aos grandes negócios, todos sentiram o impacto na redução dos números e na necessidade de criar estratégias para não fazer parte das estatíticas negativas desta fase. "A crise diminuiu a atividade industrial e restringiu o crédito usado no giro operacional e financeiro, impactou a Paranapanema assim como a diversas outras empresas. Diante desse quadro, a empresa intensificou suas vendas para o mercado externo de forma a compensar a queda de consumo no mercado nacional. A administração da empresa renegociou suas dívidas com os principais credores e está muito próxima de concluir a reestruturação acionária e de capitais para retomar a atividades operacionais plena da companhia", explicou Cubas.

Ações do Grupo
O dia da árvore, comemorado no próximo dia 23, sábado, será de festa e conscientização nas unidades da empresa. Os funcionários das três fábricas – Dias D’Ávila (Bahia), Santo André (São Paulo) e Serra (Espírito Santo) –, juntamente com filhos e familiares, realizarão o plantio de 500 mudas de árvores. A maior mobilização será em Dias D’Ávila, onde serão plantadas 300 mudas. A expectativa é de que, ao todo, a ação conte com a participação de 800 pessoas. Antes de definir as espécies destinadas para cada localidade, a empresa realizou uma avaliação da flora presente na região para sugerir a complementação da variedade de árvores. "A Paranapanema pretende deixar os ambientes de trabalho mais arborizado e mais agradável para os funcionários. Para garantir o crescimento das árvores fará um acompanhamento com uma empresa especializada nos próximos dois anos. A evolução das mudas será acompanhada ainda pelos jardineiros e equipe de Meio Ambiente da companhia", afirmou a diretora. 

A diretora fez questão de registrar também os 16 anos do Programa Agentes Ambientes está inserido no contexto de estimular o comportamento sustentável nas comunidades lindeiras da planta de Dias D’Ávila. Lançado em 2001, a iniciativa foi reformulada e ampliada em 2015. Desde então, cerca de 1.500 pessoas já foram impactadas pelo projeto que promove, todos os anos, a capacitação de 14 agentes fixos (sete em Leandrinho e sete em Lamarão) em temas como aspectos e impactos ambientais e o papel do homem na preservação ambiental. "O curso preparatório tem duração de 16 horas. Para garantir a eficiência do Programa um plano de trabalho é elaborado no início de cada ano em parceria com os agentes", explicou.

De acordo com Cubas, as sugestões são ouvidas e incluídas na programação anual. Os agentes também realizam campanhas e programas ambientais nas escolas da região e interagem com a empresa no caso de algum evento ambiental para aproximar os moradores vizinhos da empresa e a empresa dos moradores. "Essa aproximação contribui com nosso gerenciamento ambiental e nós retribuímos, preparando e fortalecendo a atuação de representantes da comunidade, que multiplicam o tema desenvolvimento sustentável", comemora.

O Grupo Paranapanema conta também com um centro de distribuição no Rio de Janeiro, na cidade de Itatiaia. Com 2 mil colaboradores, a Paranapanema é dona de marcas consagradas no mercado brasileiro como Eluma e Caraíba.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags