Geral

Possibilidade de cancelamento de concurso para estágiários do MPT-BA deixa estudantes apreensivos

BNews
Processo seletivo foi iniciado, mas logo depois foi paralisado por notícia de que orçamento de 2019 não contemplaria bolas de estágio  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 13/11/2018, às 15h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A possibilidade de cancelamento do processo de seleção de estagiários de níveis superior, médio e técnico do Ministério Público do Trabalho na Bahia pegou muitos estudantes de surpresa. Isso porque o processo que foi aberto em agosto, com inscrição on-line, e depois foi interrompido, deixando os estudantes sem informações do que teria acontecido. As vagas eram para as cidade de Salvador, Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.
"Eu pensei que já tinham cancelado sem nos avisar. É uma falta de respeito com o estudante, que tem na inscrição a esperança de se sair bem nas provas e conseguir um estágio", disse Matheus Santos, estudante do curso de Direito da FSBA que ainda não sabia o real motivo do imbróglio.
O BNews apurou que trata-se de uma contingência no orçamento para 2019. Caso os repasses para bolsas de estágios não sejam garantidos para o próximo ano, o MPT deverá cancelar, de fato, a seleção ainda vigente. O Núcleo de Estágio Acadêmico do Ministério Público do Trabalho na Bahia esclareceu o que inicialmente teve "imprevistos para unificar a data na capital e nos sete municípios do interior do Estado e isso nos levou a adiar a realização da prova. Daí em diante, os finais de semana seguintes estavam todos com eventos paralelos que impediram a confirmação da data de prova: eleições, exame da OAB, ENEM, concursos nacionais, etc".
A data, segundo o MPT, seria 25 de novembro, porém outro fato fez com que os planos mudassem: "recebemos notícia, vinda da sede nacional do MPT em Brasília, no sentido de que provavelmente o orçamento 2019 não contemplaria as bolsas de estágio. Em outras palavras: existe o risco de não termos recursos para pagar as bolsas de estágio no ano que vem".
Assim sendo, o órgão aguarda uma palavra final vinda de Brasília para definir os rumos da seleção que foi divulgada e iniciada na capital baiana. Isso ainda dá aos estudantes uma esperança, pois uma das principais dificuldades encontradas hoje na formação superior é encontrar estágio: "como ainda há a possibilidade de acontecer a seleção, eu tenho esperança. Vou torcer pra eles resolverem, porque se não tiver vai ser uma frustração geral", salientou ao BNews o estudante de direito Igor Mariano, da UFBA.
Caso saia uma resposta positiva, confirmando que o orçamento de 2019 vai abarcar o pagamento das bolsas de estágio, o andamento da seleção será retomado, com novo edital a ser divulgado até o dia 19/11, o qual confirmará as datas do concurso até a divulgação do resultado final. "Caso a resposta seja negativa, o concurso será cancelado e somente poderemos realizar novo processo seletivo quando tivermos a confirmação de que novos recursos viriam a constar no orçamento", informou o  Núcleo de Estágio Acadêmico do MPT.
O MPT esclareceu, porém, que não há hipótese de pagamento parcial das bolsas nem de atrasos no pagamento. "Somente confirmaremos a retomada do concurso quando houver a certeza de que esses pagamentos poderão ser feitos para os estagiários que vierem a ser aprovados no concurso. O Núcleo de Estágio Acadêmico pede a todos os inscritos que aguardem até o dia 19/11 sobre um novo comunicado, confirmando ou não a retomada do concurso, a qual fica na pendência da solução dessa questão orçamentária em nossa sede nacional em Brasília".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp