Especial

"Entre quatro paredes": mais de 10 mil medidas protetivas foram solicitadas na Bahia em 2017

Ilustrativa/Reprodução
Entenda quem pode pedir e como funciona a medida protetiva  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Reprodução

Publicado em 06/12/2017, às 13h48   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 14 de novembro deste ano , os delegados Jamal Amad, da 3ª Delegacia de Homicídios, e Jussara Bispo apresentaram a imprensa Aidílson Viana de Sousa, acusado de matar a companheira, a corretora de imóveis Janaína Silva de Oliveira, de 42 anos, no bairro do Barbalho, em Salvador, alguns dias antes. Na ocasião, a polícia foi questionada pelo fato de existir uma medida protetiva contra o suspeito e veio à tona a discussão sobre a eficácia da medida cautelar.

Na terceira matéria da série de reportagem "Entre quatro paredes", o BNews explica como funciona a medida protetiva, quem pode solicitar e como é feito o acompanhamento pela polícia. Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia, só este ano já foram solicitadas 10.864 medidas protetivas contra 9.224 em todo o ano passado no Estado, nas três varas da Justiça pela Paz em Casa.

No caso da corretora de imóveis, a prima da mulher, a servidora pública Almerita Moura, contou que a medida foi solicitada há mais de três anos depois que o companheiro deu um murro no olho de Janaína. Ele chegou a ser preso por alguns dias, mas ela acabou desistindo da medida a pedido da mãe e do filho do acusado.

"Entre quatro paredes": mais de 37 mil casos de violência contra mulheres foram registrados em 2017 na BA

Essa atitude, segundo a delegada Vânia Nunes, titular da Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) de Periperi, é comum, pois muitas mulheres acabam voltando com o companheiro, se arrependendo da denúncia por causa da família, e voltam à delegacia pedindo pra que a medida seja retirada. "A gente toma uma nova declaração em que diz não ter mais interesse na medida protetiva e encaminha para o juiz analisar", revelou. 

A delegada explica ainda que a medida protetiva não é por tempo indeterminado. Existe um período e pode ser renovado, mas não pode ser perpetuado, tem que existir concomitante com a medida protetiva o envio do inquérito policial.

Vânia chama a atenção para o fato de a violência doméstica ser um crime diferenciando por existir um vínculo afetivo entre vítima e acusado, o que muitas vezes não acontece em outros tipos de crime. "É alguém com quem criou um vínculo, gostou ou gosta, amou ou ama, que tem filhos, tem família, tem muita coisa envolvida. Na hora da agonia, o socorro vem da polícia porque ela não tem outro mecanismo, mas depois, quando esfria, sossega, vem tirar a queixa. Se ela não está fortalecida, ela recua porque existe sentimento".

“Entre quatro paredes”: conheça o perfil psicológico de homens que cometem violência contra mulher

A declaração da delegada é reafirmada pela prima da corretora de imóveis. Ela lembra que Janaína procurou a polícia diversas vezes para denunciar Aidílson, mas não dava seguimento ao processo. "Na hora que ele batia, ela tinha raiva e dava queixa. Aí depois ele vinha como um anjo, maravilhoso, cheio de promessas e ela, como gostava dele, ia e retirava".

Vânia explica que muitas mulheres agem assim. Dados da Deam mostram que dos 2.730 casos registrados na delegacia de janeiro até o fim de novembro, menos de 800 inquéritos foram  instaurados. Isso mostra que apenas um terço das vítimas que procuraram a delegacia para fazer a denuncia, deram seguimento ao processo. Em alguns casos, o inquérito até é aberto, mas as mulheres voltam atrás e pedem para retirar a queixa.

"Muitos desses inquéritos a gente encaminha sem indiciar, sem acusá-lo de crime porque ela não quer nada. No primeiro momento ela fez (queixa), mas depois volta e diz que não quer mais nada. Como a gente não pode deixar de fechar o inquérito, a gente não indicia, exceto em caso de lesão, que é crime de ação pública incondicional", explica a delegada.

Ela afirma que além do vínculo emocional que existe entre vítima e suspeito, a dificuldade judicial acaba desanimando a mulher a continuar com a denúncia por causa da burocracia, da demora. "Quando é crime de danos e injúria tem que ir para a Defensoria Pública, se tem lesão tem que ir para o IML e tem muita mulher que fica no meio do caminho".

Solicitação da medida protetiva

A delegada conta que a medida protetiva é solicitada quando existe um efetivo risco contra a denunciante e que não pode ser pedida em todos os casos, pois é cautelar e requer que o juiz analise. "Então, se a gente encharcar o judiciário de medida protetiva, às vezes, vai ser sem necessidade porque depois que elas esfriam a cabeça, retornam e falam que não querem mais. A gente vê aquelas situações que realmente necessitam para não aumentar o volume de medidas protetivas”.

Para fazer a solicitação, a vítima deve procurar a Deam para denunciar o caso e relatar a necessidade do pedido, que é encaminha para o juiz. Os casos mais graves são acompanhados pela Ronda Maria da Penha, que é um sistema de policiamento específico para acompanhamento dessas mulheres.

"Pra mim, a medida protetiva passou efetivamente funcionar a partir da criação da ronda. O autor tem que ter conhecimento e assinar a medida protetiva pra ela passar a valer. Enquanto ele não é intimado, não existe medida. Eu até já ouvi de alguns agressores que 100 metros não significa nada. O bom da ronda é que faz um acompanhamento direto da vítima, vai na casa, vê se o cara está aparecendo, se está ligando, se continua ameaçando, então isso fortalece a mulher em saber que tem alguém. Deixa o número caso precise ligar", explicou Vânia.

Vítimas de violência

Para a titular da Deam não existe um perfil de mulheres que procura ajuda por conta das agressões físicas e psicológicas, ameaças. "Tem jovens, tem velhas, tem gente que convive há meses, tem gente que convive há 29 anos, não tem um perfil definido".

Vânia chama a atenção para algumas atitudes que podem acender o alerta das mulheres em relação aos seus companheiros. Ela afirma que a violência é uma crescente, geralmente começa com xingamentos, maus-tratos, com uma palavra indecorosa e vai evoluindo.

"Às vezes o que a gente pensa que é o ciúme, reclama da roupa que está curta, não deixa sair e vai evoluindo e às vezes chega ao absurdo da agressão física", pontua a delegada.

Quando a situação chega a agressão ou ameaça, a mulher pode solicitar a medida protetiva, que é pedida quando existe realmente uma situação de risco ou quando a mulher diz que tem necessidade.

Ronda Maria da Penha

Na manhã desta terça-feira (5), 60 policiais de 12 Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPRC/Atlântico) receberam orientações da major PM Denice Santiago e do sargento Djair Moura do Rosário, da Ronda Maria da Penha, sobre a atuação em ocorrências de violência doméstica.  

A iniciativa é para estender os conhecimentos dos policiais na atuação em episódios que envolvem violência contra mulher, bem como sugerir ações preventivas mais adequadas que podem ser promovidas por esses profissionais. 

Para entender melhor como funciona a Ronda Maria da Penha, o BNews traz na quarta matéria o depoimento de uma assistida pela sistema de policiamento e traz uma entrevista com a major Denice Santiago, responsável e idealizadora do projeto. 

Unidades de Atendimento à Mulher na Bahia:

Central de Atendimento à Mulher : disque 180

Central de Atendimento à Crianças e Adolescentes: disque 100

Saúde da Mulher: disque 0800 61 1997

Secretaria de Segurança Pública: Disque 3237-0000

DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher: 
End.: Rua Padre Luiz Filgueiras, S/N – Engenho Velho de Brotas 
Tel.: (71) 3116-7000

End.: Dr. José de Almeida, S/N – Praça do Sol – Periperi 
Tel.: (71) 3117-8217 (Plantão)

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher- DEAM- Feira de Santana- Bahia
End.: Av. Maria Quitéria, 841 - Bairro Brasília 
Tel.: (75) 3602.9284

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Itabuna- Bahia
End.: Praça da Bandeira, 01 - Centro - Itabuna - BA
Tel.: (73) 3214.7820/3214.7822

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Ilhéus - Bahia
End.: Rua Oswaldo Cruz nº 43 - Cidade Nova
Tel.: (73) 3234.5274/3234.5275

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Vitória da Conquista – Bahia
End.: Rua Humberto de Campos, 205 Bairro Jurema - Vitória da Conquista
Tel.: (77) 3425.8369/3425.4414

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Teixeira de Freitas- Bahia
End.: Rua Nossa Senhora D'ajuda, s/n -Teixeira de Freitas
Tel.: (73) 3291.1552/3291.1553

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Juazeiro- Bahia
End.: Rua Canadá, 38 - Bairro Maria Gorette
Tel.: (74)3611.9831/3611.9832

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Porto Seguro- Bahia
End.: Rua Itagiba, 139- Centro
Tel.: (73) 3288.1037/3288.1037

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Paulo Afonso - Bahia
End.: Rua Nelson Rodrigues do Nascimento nº 92, Panorama - Paulo Afonso
Tel.:(75) 3692.1437/3282.8039/3692.1437

Delegacia Especial de Atendimento a Mulher - DEAM - Alagoinhas- Bahia
End.: Rua Severino Vieira nº 702 - Centro- Alagoinhas
Tel.: (75) 3423.4759/8253/3423.3862

1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar 
End.: Rua Conselheiro Spínola, nº77 – Barris 
Tel.: (71) 3328-1195/3329-5038

2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, de Salvador - Fórum Regional do Imbuí. 
End.: Rua Padre Casimiro Quiroga, 2403 - Imbuí, Salvador
Tel.: (71) 3372-7481/ 3372-7461/ 3372-7460

Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana
End.: Avenida dos Pássaros, nº 94, Mochila
Tel.: (75) 3624.9615/3614-5835 

Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Juazeiro 
End.: Rua Carmela Dultra n. 24 - Bairro Centro
Tel.: (74) 3614-2856 / 3612-8928

Vara da Violência Doméstica e Familiar de Vitória da Conquista
End.: Praça Estevão Santos, 41 – Centro 
Tel.: (77) 3425-8900

Matéria Relacionada:
"Entre quatro paredes": mais de 37 mil casos de violência contra mulheres foram registrados em 2017 na BA
“Entre quatro paredes”: conheça o perfil psicológico de homens que cometem violência contra mulher

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp