Educação

Rui Costa diz que cancela concurso da Polícia Civil “se tiver comprovação de irregularidade”

Carol Garcia / GOV
Governador da Bahia quer conversar com promotoras responsáveis pela investigação do MP-BA  |   Bnews - Divulgação Carol Garcia / GOV

Publicado em 22/05/2018, às 11h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante entrega de 461 viaturas à Polícia Militar da Bahia (PM-BA), no pátio da Governadoria, em Salvador, o governador Rui Costa afirmou que vai aceitar a sugestão do Ministério Público da Bahia (MP-BA) caso sejam confirmadas as irregularidades no concurso da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). “Eu sou o primeiro a querer concurso transparente”.

Rui garantiu que “se tiver comprovação de irregularidade” vai mandar cancelar o certame. Na oportunidade, o governador revelou que já havia solicitado uma apuração por parte do procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, e da Secretaria de Administração do Estado (Saeb).

Ainda em entrevista para imprensa, Rui disse que quer conversar com as promotoras responsáveis pelo caso, Heliete Viana e Rita Tourinho, “para ver se têm elementos concretos”.

Após encontrar graves irregularidades no concurso público, o MP-BA recomendou a suspensão do certame. De acordo com o órgão, a suspensão deve ser mantida até que as irregularidades noticiadas sejam esclarecidas. 

Segundo o MP-BA, entre as irregularidades constatadas estão o uso de celular para fotografar a aplicação da prova, ausência de identificação formal dos candidatos, retirada do gabarito antes do término do tempo estabelecido para a realização da prova, deficiências na aplicação e fiscalização das provas e descumprimento da proibição do candidato levar o caderno de prova após o concurso.

O concurso foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), que aplicou as provas objetiva e discursiva no dia 22 de abril. Quando as denúncias foram feitas, a banca informou ao BNews que tomaria “todas as providências para garantir a lisura do concurso e cumprir à risca o que está previsto em edital. Caso seja verificado qualquer descumprimento editalício, os envolvidos serão excluídos do certame”.

O site recebeu imagens de questões das provas, que não poderiam ser levadas pelos participantes após a realização. Além disso, reproduções de conversas do aplicativo WhatsApp revelam que em alguns lugares o envelope que trazia as provas não estava lacrado, e uma pessoa teria sido vista com uma prova no Aeroporto de Salvador.

Relacionadas
Ministério Público recomenda suspensão do concurso da PC-BA
Candidatos denunciam supostas irregularidades ocorridas no concurso da Polícia Civil da Bahia
Concurso PC-BA: candidatos fazem apelo a deputados federais baianos
Após denúncias, Ministério Público investiga concurso público da Polícia Civil da Bahia
Mesmo com denúncias de irregularidades, resultado do concurso da PC será divulgado no dia 25
PC-BA: após denúncias, Vunesp afirma que concurso ocorreu "sem intercorrências"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp