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Facebook não garante ferramenta de transparência para eleições no Brasil

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Recurso permitiria ver anúncios pagos pelo candidato na rede social  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/03/2018, às 18h44   Folhapress


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O Facebook Brasil corre contra o tempo, mas ainda não pode garantir que viabilizará, para a eleição presidencial deste ano, o principal mecanismo de transparência política da plataforma.

A ferramenta vem sendo testada desde outubro no Canadá e consiste, basicamente, na introdução de uma aba na página de cada candidato, divulgando todos os anúncios que a campanha impulsionar, ou seja, pagar para conseguir maior disseminação.

Questionado quando ela estará disponível no Brasil, o diretor de Políticas Públicas do Facebook no país, Murillo Laranjeira, afirmou: "Esse é o ponto, porque os engenheiros estão trabalhando nisso agora".

Acrescentou: "A gente está fazendo todo o esforço possível e espera que esteja disponível para a eleição no Brasil".

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, declarou em entrevista à CNN na quarta (21) que está comprometido a "fazer tudo para garantir a integridade dessas eleições no Facebook", referindo-se especificamente às "grandes eleições" no Brasil e na Índia.

Aprovado em outubro no Brasil, o financiamento público do impulsionamento de propaganda eleitoral, em plataformas como Facebook, Google e WhatsApp, levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a chamar as empresas a Brasília.

"A principal exigência do TSE é a questão da transparência, então nós estamos fazendo todos os esforços para que, na medida em que as ferramentas de transparência sejam lançadas, elas possam vir para o Brasil", diz Laranjeira.

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