Denúncia

Moradores do Itaigara reclamam de descaso da Transalvador com congestionamento “gigante” por causa das obras do BRT

Arquivo pessoal
Autarquia afirma que tem conhecimento sobre o assunto e que busca possíveis soluções  |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 15/12/2018, às 12h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O trânsito que já era ruim no Alto do Itaigara, em Salvador, piorou com as obras do BRT (Bus Rapid Transit). Os moradores sofrem com os congestionamentos e, nesta sexta-feira (14), tiveram motoristas que ficaram presos por horas na própria garagem, pois não conseguiam sair do local por conta do grande movimento de veículos. Ao BNews, os denunciantes reclamaram do descaso da Transalvador, que mesmo sabendo da situação, não toma uma providência e não coloca sequer um agente para monitorar o trânsito na região. 

Um morador contou que já existia uma deficiência grande de mobilidade no bairro pelo fato de só ter uma entrada e uma saída, que é precária pela demanda. “Somos praticamente 14 mil pessoas que entram no bairro, 2900 moradores, centenas de veículos e apenas uma saída muito estreita. Com a obra da BRT, a pista que era para quatro veículos, passou a ser de dois e na saída do bairro, que é pelo Shopping Paseo, colocaram uma barreira de contenção, estreitou muito e só está passando um carro de cada vez”. 

O denunciante contou que, nesta sexta-feira (14), ficou de 7h30 até 9h30 para poder sair da garagem do prédio, pois estava tudo parado. “A gente entende a importância da obra, mas foi mal planejada. Eles sabiam dessa demanda e não dispõem de agentes para disciplinar o trânsito. Essa saidinha do bairro para pegar a avenida ACM já é ruim normalmente e com a obra piorou, pois estreitaram mais ainda. Já era previsível, a prefeitura tem que buscar uma alternativa”.

Umas das opções, segundo o próprio morador, é fazer um conjunto de sinalização na saída do bairro para que não precise virar apenas para a direita, que já consiga ir para a esquerda, como foi feito com os moradores dos prédios próximos à Petrobras.

À reportagem, a Transalvador informa que tem conhecimento da situação e que busca soluções para o problema. “O setor de Projetos da autarquia já está em busca de possíveis soluções para diminuir os transtornos causados pela obra na região”. 

Questionada sobre o prazo para que as melhorias sejam colocadas em prática, a Transalvador afirmou que não podia dar prazos, “mas tão logo sejam definidas as melhores soluções colocaremos em prática”.

Em nota, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), informou a expectativa é de que as obras no local sejam finalizadas em outubro de 2019, mas que esse prazo pode se estender ou diminuir em consequência de imprevistos.

"Vale destacar que obras geralmente causam transtornos, mas os benéficos serão permanentes. Além disso, a Prefeitura está fazendo o possível para minimizar os impactos. A Prefeitura ressalta ainda que assim que a obra for finalizada irá beneficiar definitivamente os moradores do Alto do Itaigara e também as pessoas que passam diarimente por essa região", finalizou a nota da Semob.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp