Cidades

Após disparo de alarme, Codesal e prefeitura visitam área de risco em Bom Juá

Vagner Souza
Na ocasião, o gestor da Codesal, Sosthenes Macedo conversou com o BNews e explicou qual o próximo passo da Operação Chuva  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 20/04/2018, às 16h03   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

Um comunicado de alerta às comunidades do Bom Juá e Vila Picasso foi enviado à imprensa na manhã desta sexta-feira (20) pela Defesa Civil de Salvador. O sistema de alarme e alerta instalado pela prefeitura foi acionado pela primeira vez e, o órgão, junto com outras pastas da prefeitura, visitaram o local nesta tarde. 

Na ocasião, o gestor da Codesal, Sosthenes Macedo conversou com o BNews e explicou qual o próximo passo da Operação Chuva. Além disso, o responsável pelo órgão falou que a população é solicitada a se afastar das residências que apresentam risco de deslizamento de terra. “O próximo passo é a manutenção. Essas famílias precisam sair para as escolas disponibilizadas pela prefeitura, como apoio temporário, para depois retornarem. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) entra com o aluguel social que serve essa população”. 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que até as 15h30 o órgão tinha recebido 368 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 74 alagamentos de imóvel, 57 ameaças de desabamento de imóvel, seis ameaças de desabamento de muro, 60 ameaças de deslizamento de terra, sete ameaças de queda de árvore, cinco árvores caídas, cinco avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de imóvel, dois desabamentos de muro, seis desabamentos parciais, 120 deslizamentos de terra, 11 infiltrações e quatro orientações técnicas. Não há registro de feridos. 

Os locais com maior número de ocorrência foram São Marcos, com 34 chamados, seguido por Sussuarana, com 21, Sete de Abril, 20, Castelo Branco, 18, Canabrava, com 16 chamados, Pau da Lima, 12 solicitações, além de Periperi, Fazenda Grande do Retiro e Jardim Nova Esperança que fizeram cada uma, 11 chamados. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp