Política

Zeca Dirceu quer que Advocacia-Geral da União investigue Deltan

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Líder do PT na Câmara, cobrou a análise da denúncia contra ex-deputado  |   Bnews - Divulgação Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Publicado em 25/07/2023, às 20h13   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), cobrou de Jorge Messias uma maior celeridade para analisar a denúncia contra o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos), por causa das supostas negociações com atores estrangeiros a respeito de fundos da Lava Jato.

Dirceu encaminhou um documento para Jorge Messias — que é o advogado-geral da União, logo o titular da Advocacia-Geral da União (AGU) —, para que ele abra um processo administrativo contra o ex-procurador da Lava Jato e seu hoje ex-adversário político, Deltan, apurando sua conduta.

No núcleo deste debate está o caso dos acordos feitos pelos procuradores da Lava Jato com outros países que, supostamente, não passou pelo conhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU). Esta situação foi revela na semana passada pelo líder petista.

De acordo com Zeca, "é evidente que a Força-Tarefa da Lava Jato no Paraná não era autoridade competente para se utilizar dos termos deste acordo de assistência jurídica bilateral em matéria penal, o que demonstra outra violação aos deveres funcionais, pois atuaram fora de suas competências legais".

Vale lembrar que na última segunda-feira (24), o ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que mandará a Polícia Federal (PF) analisar o caso e contribuir com as investigações da situação que envolve o ex-deputado Deltan Dallagnol.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp