Política

TSE julga ação que pode cassar mandato de Deltan Dallangol

Fernando Frazão/ Agência Brasil
Existe a suspeita de que ele infringiu regras da Lei da Ficha Limpa  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/ Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 16/05/2023, às 13h37


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar nesta terça-feira (16) a ação que pode cassar o mandato do do ex-procurador da Lava JatoDeltan Dallagnol (Podemos) e torná-lo inelegível. 

A ação é de autoria da Federação Brasil Esperança no Paraná (PT, PCdoB e PV). Os partidos alegam que Dallagnol teria infringido regras da Lei da Ficha Limpa. As siglas alegam que o ex-procurador não poderia participar do pleito por pendências de sindicâncias e reclamações administrativas no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

A Lei da Ficha Limpa afirma que integrantes do Ministério Público não podem disputar eleição com esse tipo de pendência. Outro fator apontado como impeditivo para que Dallagnol lançar candidatura é um processo que tramita no Tribunal de Contas da União (TCU) por suposteita de emprego ilegal de verbas de diárias no período em que ele chefiava a Operação Lava Jato.

Em outubro de 2022, o pedido foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), pouco depois que Dallagnol foi eleito deputado federal. Agora, a análise será feita pelo TSE. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp