Política

Sede do governo da Bahia sairá de Salvador neste domingo; entenda

Reprodução / Alô Alô Bahia
Governo da Bahia passará a ter sede em Cachoeira, no Recôncavo, neste domingo  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Alô Alô Bahia

Publicado em 23/06/2023, às 17h53   Cadastrado por Lula Bonfim



A sede do governo da Bahia será transferida, neste domingo (25), da capital, Salvador, para o município de Cachoeira, na parte norte do Recôncavo. A mudança ocorre como parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em homenagem à participação dos cachoeiranos nas lutas pela libertação do julgo português.


Conhecida como “Cidade Heroica”, Cachoeira foi ponto de partida para a resistência baiana contra o domínio português na guerra da independência que se iniciou em 19 de fevereiro de 1822 e só terminou no dia 2 de julho de 1823. Devido a isso, uma lei estadual de 2007 resolveu homenagear o município, tornando-o sede do governo todo dia 25 de junho.


A mudança, entretanto, não é permanente. Salvador continua sendo a capital do estado e voltará a receber a sede do governo estadual no dia 26 de junho, sendo o palco também do o desfile oficial de comemoração da independência, entre o Largo da Lapinha e a praça do Campo Grande, no dia 2 de julho.


A transferência será oficializada em uma cerimônia marcada para começar às 6h da manhã do domingo, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, na Praça da Aclamação.


Haverá ainda a Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira, o lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) e a Sessão Solene, às 10h, na Câmara Municipal, entre outras programações, como aulas públicas, desfile cívico-militar e apresentações de fanfarras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp