Política

Saiba qual foi o conselho de Janja a Lula sobre militares no governo

Reprodução / Instagram
A insatisfação da primeira-dama com os fardados começou após os atos golpistas do dia 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 10/05/2023, às 08h41



Nos bastidores, a primeira-dama Janja não esconde o seu descontentamento com a presença de militares em cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a coluna de Paulo Cappelli no site Metrópoles, ela chegou a sugerir ao petista que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), historicamente com militares no comando, ficasse sob a responsabilidade de um civil.

Entre as justificativas apresentados por Janja está a falha do GSI durante a invasão do prédio do Palácio do Planalto durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Outro ponto que causa desconfiança da primeira-dama está a adesão de uma parcela significativa dos militares à candidatura de Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial do ano passado.

Por outro lado, Lula vem tentando manter um bom diálogo com as Forças Armadas. A escolha por José Múcio como ministro da Defesa foi para mediar as conversas som os militares.

Além disso, Lula manteve o GSI no comando de um militar, o general da reserva Carlos Amaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp