Política

Políticos baianos lamentam a morte de Glória Maria; confira homenagens

Reprodução/TV Globo
Jornalista, Glória Maria trabalhou na Rede Globo durante mais de 50 anos e era considerada um ícone da TV brasileira  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 02/02/2023, às 10h28 - Atualizado às 10h38   Yuri Abreu



Políticos baianos dos mais diversos segmentos lamentaram, nesta quinta-feira (2), a morte da jornalista Glória Maria. A causa do óbito não foi divulgada, mas a também apresentadora, há alguns anos, vinha travando uma batalha contra o câncer.

Em janeiro deste ano, ela pegou os fãs de surpresa e assustou o público ao precisar novamente ser internada. A jornalista estava afastada da Rede Globo, de licença médica, passando por um tratamento de um tumor no pulmão.

Glória Maria estreou na Rede Globo no dia 20 de novembro de 1971, apresentando uma reportagem sobre a queda do elevado Paulo de Frontin, um viaduto do Rio de Janeiro. A apresentadora fez história ao ser a primeira repórter negra da televisão brasileira e, desde então, conquistou o seu espaço na TV e no coração do público.

Um dos que usou as redes sociais para fazer homenagens a jornalista foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). Para ele, a televisão brasileira perdeu um de seus maiores ícones. "Glória Maria é representatividade, talento, criatividade e virou exemplo para milhares de mulheres negras do Brasil. Sua história seguirá firme e forte em nossas memórias!", escreveu Bruno, no Instagram.

Através da mesma rede social, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que Glória Maria "brindou" o Brasil inteiro com um talento em uma época em que repórteres negras não eram vistas na televisão.

"Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Glória Maria. Ícone da TV brasileira, Glória nos brindou com seu talento em um momento da História em que repórteres pretas não eram vistas na televisão. Ela foi um símbolo de resistência e sempre será um exemplo para muitas gerações de meninas e mulheres pretas, que veem nela um inspiração. Siga em paz, Glória", pontuou Jerônimo.

Já pelo Twitter, o presidente Lula (PT) externou sua tristeza pela partida da apresentadora global. "Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras", iniciou o mandatário.

"Foi a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo no Jornal Nacional e se tornou eterna nos programas Fantástico e Globo Repórter. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira", completou o petista.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), pela mesma plataforma, postou: "Com grande tristeza, recebi a notícia da morte da jornalista e apresentadora Glória Maria. Conhecida por trabalhos marcantes e por um estilo muito próprio, Glória tornou-se inspiração e abriu caminhos para a chegada de outras mulheres negras na TV brasileira", escreveu o parlamentar.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), também usou o Twitter para lamentar a perda de Glória Maria. "Hoje perdemos uma das maiores jornalistas de todos os tempos. Mais do que referência, Glória Maria foi uma pioneira que abriu portas para diversas gerações de mulheres negras e marcou pra sempre seu nome na televisão pelo talento, coragem e sensibilidade para contar histórias", comentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp