Política

Governo quer reduzir repasses para Planserv em 50%; Fetrab critica medida

[Governo quer reduzir repasses para Planserv em 50%; Fetrab critica medida]
07 de Dezembro de 2018 às 13:17 Por: Adenilson Nunes/ BNews Por: Bruno Luiz0comentários

Dirigentes sindicais farão na tarde desta sexta-feira (7) uma reunião com a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) para discutir a medida encaminhada pelo governador Rui Costa (PT) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que reduz em 50% os repasses do governo estadual para o custeio do Planserv, plano de saúde dos servidores públicos do estado,

De acordo com o dispositivo, que integra o projeto de reforma administrativa, a contribuição dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para o plano sairia dos atuais 4% do Orçamento para apenas 2%.

Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Betro, o encontro com a Ahseb será uma forma de os sindicatos terem dimensão de como ficará a assistência dos servidores com a mudança. Em entrevista ao BNews, ela criticou o governador Rui Costa por, segundo ela, fazer a mudança sem debater com as categorias. 

“O governador não conversa com ninguém para tomar essas medidas. O governo não é o contribuinte majoritário do Planserv. Ele age como se não tivesse parte interessada como maioria na discussão do problema”, afirmou Marinalva, ao lembrar que 80% do custeio do plano vem de descontos na folha salarial dos servidores.

Ainda de acordo com ela, Rui não chegou nem a sentar com o conselho do Planserv, o Conserv,  para discutir a redução nos repasses. Para ela, a posição é uma “falta de respeito” com os funcionários públicos. “Não dá para o governador sozinho decidir essas coisas. São 520 mil vidas em jogo. Tem que respeitar as conquistas dos servidores. Muitas conquistas da assistência médica que precisam ser preservadas”, disse. 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas