Política

AL-BA: Jabes Ribeiro rebate Anunciação e diz que PP ‘dialoga com todos’

Reprodução/Facebook
Secretário-geral do PP disse que o governador Rui Costa não fez objeção à candidatura do PP  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 14/11/2018, às 10h51   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro, rebateu o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, que criticou a decisão da bancada do PCdoB de apoiar o deputado Nelson Leal (PP) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa.Anunciação disse que faltou diálogo dos comunistas com o PT e o PSD.

"É surpreendente. Ontem, conversamos com Everaldo [Anunciação]. Em momento nenhum ele expressou essa opinião. Ele também chegou a dizer que a prioridade era do PP”, disse Jabes Ribeiro em entrevista ao BNews

“O PP, quando lançou seu candidato, o fez com tranquilidade sabendo do nosso papel. A primeira coisa que fizemos foi anunciar ao governador antes de comunicar à imprensa. E antes, já corria a notícia de que Rosemberg [Pinto, do PT] era candidato, assim como Adolfo Menezes, do PSD. Acreditamos que eles também já haviam comunicado ao governador”, argumentou o pepista, acrescentando que PT, PSD e PP são de suma importância na aliança governista e possuem legitimidade para pleitear o posto atualmente ocupado por Angelo Coronel (PSD).

“Nesse sentido, tínhamos que procurar primeiro quem não tinha candidato, então procuramos o PCdoB. Analisando que no momento certo conversaríamos com os demais”, prosseguiu. 

O pepista disse ainda que mantém conversas com o deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente do estadual do PDT. “Por que não temos o direito de colocar a nossa candidatura? A lógica é zero. O governador não colocou nenhum problema. Pelo contrário, ele pediu que buscássemos unidade na base. O objetivo é manter a unidade da aliança, mas ao mesmo tempo temos a obrigação de conversar com os setores de oposição. Nelson Leal [candidato do PP ao comando da Alba] está conversando com todos”, declarou, antes de concluir: “Nos tempos que estamos vivendo, precisamos ter cuidado para preservar a base”.  

Para Anunciação, a decisão do PCdoB é legítima, mas ressaltou que deveria ter sido construída com base no diálogo. “Eu vi a decisão pela imprensa. Temos que respeitar a autonomia dos partidos, mas esse não é o melhor método. O melhor sempre foi construir o debate, o consenso pelo diálogo e penso que antes de fechar o apoio ao PP o PCdoB poderia ter conversado com o PT e o PSD que são os partidos maiores da base e com o próprio governador [Rui Costa], que é condutor do processo”, ponderou.

Matéria relacionada:
AL-BA: Otto diz que faltou ética do PCdoB ao apoiar PP sem consultar principais condutores do processo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp