Política

Onyx diz que Noruega tem que aprender sobre preservação florestal com o Brasil

Arquivo/ Valter Campanato/Agência Brasil
A estranheza causada pela declaração de Lorenzoni se deve ao fato do país europeu ser o maior doador do Fundo Amazônia  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 12/11/2018, às 19h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em uma declaração pouco convencional, o ministro extraordinário da transição de governo e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que os noruegueses devem “aprender” com os brasileiros sobre preservação de florestas. A afirmação foi feita, nesta segunda-feira (12), em entrevista à imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde estão os principais atores da transição de governo.

“Nós vamos preservar o Brasil. Agora, com altivez. Não dá para vir a ONG da Noruega ou lá da Holanda e vir aqui dizer o que que a gente tem que fazer”, adiantou o ministro. Segundo ele, Bolsonaro terá acesso a um “pré-estudo” sobre o repasse de percentual de multas ambientais para organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e estrangeiras.

A estranheza causada pela declaração de Lorenzoni se deve ao fato da Noruega ser o maior doador do Fundo Amazônia. Destinou cerca de R$ 2,8 bilhões, entre 2009 e 2016, para financiar a preservação da floresta. No ano passado, o país europeu informou que cortaria pela metade os repasses para o fundo, já que o desmatamento no Brasil aumentou, colocando em dúvida as políticas de conservação.

O ministro de transição alegou que o Brasil preservou 31% das suas matas, enquanto países com território semelhante ao brasileiro preservaram 10%. “E a floresta norueguesa quanto eles preservaram? O Brasil preservou a Europa inteira territorialmente, toda a União Europeia com as nossas matas, mais cinco Noruegas. Os noruegueses têm que aprender com os brasileiros e não a gente aprender com eles", esbravejou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp