Política

Reviravolta na Câmara: STJ defere pedido liminar a favor de Isaac Carvalho e Leur pode perder vaga

Vagner Souza
Superior Tribunal de Justiça deferiu validade dos votos do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 22/10/2018, às 15h58   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Em decisão liminar, o Superior Tribunal de Justiça deferiu o efeito suspensivo no processo que causava a inelegibilidade do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), eleito (subjudice) deputado federal nas eleições deste ano.  Com isso, o deputado federal eleito Leur Lomanto Jr (DEM) pode perder a cadeira na Câmara dos Deputados. Isaac obteve 100.549 mil votos na eleição do domingo (7) e pediu na justiça a validação dos votos.

Ele foi condenado pela Justiça em 2015 a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, acusado de cometer ilegalidades com recursos públicos. Após a decisão liminar, publicada nesta segunda-feira (22), o comunista pode se considerar elegível. Como Leur Lomanto foi eleito nas sobras dos votos do coeficiente (176.102 mil votos), tendo 82.110 mil votos, o demista não tomaria posse. O Ministério Público, no entanto, ainda pode recorrer da decisão do STJ. 


Mesmo com a candidatura indeferida, o ex-prefeito conseguiu participar do pleito porque a decisão do indeferimento foi publicada após o prazo da Justiça Eleitoral para alimentar as urnas com os nomes dos candidatos. 

Notícias Relacionadas: 
Leur pode perder cadeira na Câmara Federal se Justiça validar votos de Isaac Carvalho
Por unanimidade, TRE-BA rejeita candidatura de Isaac Carvalho, ex-prefeito de Juazeiro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp