Política

Eleito? Geraldo Junior já tem votos suficientes para ser presidente da Câmara de Salvador

BNews
Levantamento feito com exclusividade pelo BNews aponta que o edil já atingiu o número mínimo de 22 votos  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 17/10/2018, às 18h22   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Se a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Salvador fosse hoje, o vereador Geraldo Júnior (SD) já teria votos suficientes para ser o sucessor de Léo Prates (DEM). Levantamento feito com exclusividade pelo BNews aponta que o edil já atingiu o número mínimo de 22 votos necessários (19 já declarados, desconsiderando o voto dele próprio e de oposicionistas).
Ele já tem apoios declarados dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Duda Sanches (DEM), Maurício Trindade (DEM), Orlando Palhinha (DEM), Marcelle Moraes (PV), Sabá (PV), Paulo Magalhães Júnior (PV), Cézar Leite (PSDB), Tiago Correia (PSDB), Paulo Câmara (PSDB), Lorena Brandão (PSC), Joceval Rodrigues (PPS), Daniel Rios (MDB) e agora Felipe Lucas (MDB), Rogéria Santos (PRB), Ireuda Silva (PRB), Edvaldo Brito (PSD), Isnard Araújo (PHS) e Luiz Carlos (PRB). Somando com o dele próprio, já seriam 20 votos.
O BNews apurou que há vereadores da oposição que tendem a caminhar com o postulante.  Procurada, a líder oposicionista Marta Rodrigues (PT) prefere não declarar voto - mas afirma que não rejeita o nome do edil. "Nós da oposição não fazemos veto ao nome de ninguém", diz a petista, que se reunirá com o grupo na próxima segunda-feira. Aladilce Souza (PCdoB) também não declara voto, mas demonstrou bastante entusiasmo com a volta do edil na sessão dessa terça-feira (16). "Vou esperar a reunião com a minha bancada para me manifestar", declara.
Também procurado, o vereador licenciado José Trindade (Podemos) afirmou que vai conversar com o grupo oposicionista antes de tomar uma decisão. Entretanto, afirma que votaria em Geraldinho se a decisão dependesse apenas dele. "Todos os candidatos são legítimos e preparados, mas entendo que Geraldo é o nome mais adequado para conduzir a Câmara Municipal", afirma. Trindade também ressalta que não será difícil que outros oposicionistas apoiem o edil.
Os outros dois principais candidatos que concorrem diretamente com Geraldo atualmente são Cláudio Tinoco (DEM) e Kiki Bispo (PTB). Segundo o BNews apurou, ambos devem anunciar uma decisão final a respeito de manter ou não a candidatura até a próxima sexta-feira, após uma conversa com o prefeito ACM Neto (DEM).
Atualizado às 20h17

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp