Política

Presidência da AL-BA: disputa por cargo chega a oito postulantes

Vagner Souza
Eleição acontece em fevereiro de 2019  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza

Publicado em 17/10/2018, às 16h26   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Passado o primeiro turno das eleições, o assunto na Assembleia Legislativa da Bahia se volta para a disputa da presidência da Casa. Conforme apuração do BNews, até o momento, oito deputados desejam o cargo e já colocaram, formal e informalmente, seus nomes para a disputa. Dos já publicados na imprensa, dois são novos: Soldado Prisco (PSC) e Roberto Carlos (PDT). Oficialmente, Samuel Júnior, também do PDT, anunciou que entrará no páreo.  

Pelo PSD, os nomes são Adolfo Menezes (PSD), que abriu mão da disputa em 2017 deixando a vaga do partido para o atual presidente Angelo Coronel, e Ivana Bastos (PSD), que surge, até o momento, como a única mulher para assumir o posto. Diego Coronel, filho do atual presidente, já afirmou que não pretende disputar a vaga. O PP também entra na briga com o deputado Nelson Leal (PP). Do PSB, partido do ex-presidente Marcelo Nilo, eleito deputado federal, o nome é do parlamentar Alex Lima. Já o PT conta com Rosemberg Pinto, 2º deputado mais votado das eleições deste ano. 

A disputa deve tomar mais fôlego após o segundo turno das eleições presidenciais, mas os acordos internos já estão acontecendo. Provocado sobre o assunto, Angelo Coronel não quis citar nomes para sua sucessão. “Como todos são meus amigos, votaram comigo para Senador eu irei me portar como magistrado, aguardar o resultado e abraçar o vencedor”, brincou o atual presidente, eleito senador pela Bahia, na tarde desta terça-feira (16), após a sessão.  

A eleição para presidente da Casa, bem como a composição da Mesa Diretora, acontece em fevereiro de 2019. 

Notícias Relacionadas: 

Samuel Jr é o primeiro nome confirmado na corrida pela Presidência da AL-BA

Com três nomes cotados para a presidência da AL-BA, Otto diz que só tratará do assunto com Rui

Após reeleição apertada, Sanches fala sobre indicação para liderar minoria e nega articulações para presidência da AL-BA

Cotado para disputar presidência da AL-BA, Samuel Jr. fala sobre influência de Coronel e comenta candidatura de Rosemberg

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp