Política

Ao BNews, ministro da Cultura confirma mais investimento no patrimônio histórico da Bahia

[Ao BNews, ministro da Cultura confirma mais investimento no patrimônio histórico da Bahia]
15 de Setembro de 2018 às 14:57 Por: BNews/Vagner Souza Por: Henrique Brinco0comentários

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, confirmou com exclusividade ao BNews que a Bahia deverá receber mais investimentos para manutenção e restauração do patrimônio histórico. O assunto virou prioridade da pasta após o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

"Não saberia te dizer específicamente o nosso investimento em museus aqui na Bahia. Mas, entre 2016 e final de 2018, estamos fazendo um investimento de R$ 1,3 bilhão em museus e patrimônio histórico. Agora, é óbvio que nem tudo está ao nosso alcance", diz.

"Recentemente nós entregamos a obra de restauro da Igreja do Passo, que é muito importante sob vários aspectos que vão além do religioso, arquitetônico e artístico. É uma igreja que está no imaginário do povo brasileiro por conta do filme 'O Pagador de Promessas' e estava fechada há muito tempo. Há várias outras obras que estão em andamento aqui. Acho que conseguimos melhorar muito e eficácia desse programa de investimento restauro, de maneira que estamos conseguindo entregar mais obras".

Indagado sobre o incêndio no museu carioca, Sá voltou a atribuir responsabilidade à Universidade Federal do Rio de Janeiro. "No Brasil, as universidades federais têm autonomia administrativa e financeira", afirma. "Infelizmente, não foram feitos lá os investimentos necessários para proteger aquele acervo maravilhoso", completa.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas