Política

Condotieri: vereador acusado de crime eleitoral, Rodrigo Moreira é afastado do cargo

Blog do Anderson/Reprodução
Bnews - Divulgação Blog do Anderson/Reprodução

Publicado em 30/08/2018, às 10h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Rodrigo Moreira (PP) é o alvo da operação Condotieri, deflagrada nesta quinta-feira (30) pela Polícia Federal nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães, Salvador e Lauro de Freitas, além do Rio de Janeiro e Cuiabá. Além do vereador, outras 22 pessoas foram afastadas de cargos públicos.

O legislador é acusado de crime eleitoral na eleição de 2016, quando teria prometido cargos em órgãos públicos em troca de votos.

Segundo a PF, o vereador, então candidato, oferecia empregos no novo Presídio de Vitória da Conquista, que estava prestes a ser inaugurado, em troca de apoio na campanha e de votos. O presídio é gerido atualmente pela empresa Socializa.

A investigação desvendou ainda que a organização criminosa instalada se utilizou da estrutura de outros órgãos públicos, como o Detran e a Zona Azul, para o mesmo fim, bem como omitiu receitas e falsificou recibos entregues na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Os investigados se serviram de pelo menos duas empresas de “fachada” para emissão de notas “frias”, que eram utilizadas para a prestação das contas.

Além do vereador, estão envolvidos no esquema um ex-presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, o assessor de um deputado federal, um ex-deputado estadual da Bahia, assessores, o ex-diretor do 4º Ciretran de Vitória da Conquista, membros da empresa que administra o novo presídio de Vitória da Conquista, sócios administradores do consórcio Zona Azul, além de outras pessoas. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, corrupção ativa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica, patrocínio infiel e estelionato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags