Política

Prefeitura vai analisar nova proposta de gratificação para servidores

Divulgação
Ambas as partes, prefeitura e servidores, se reuniram no início da noite para deliberar sobre o assunto  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/07/2018, às 21h00   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de gestão, Thiago Dantas, anunciou que a Prefeitura tomará uma decisão nesta quinta-feira (19) a respeito do imbróglio envolvendo os servidores ligados ao Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps).

Nesta quarta-feira, a Justiça negou uma liminar que tentava impedir o prefeito ACM Neto de cortar o ponto dos servidores que participaram de assembleias e a paralisação de 72 horas feita pela categoria no mês passado. 

"Já era algo que se previa que iria acontecer, porque já é uma questão pacificada na Justiça. "Embora as paralisações e a própria greve seja um direito do servidor, isso não significa que a prefeitura não possa fazer o corte de ponto. Na prática, é não remunerar os dias que não foram trabalhados", disse Thiago ao BNews.

"A menos que a gente consiga fazer chegar a um acordo a tempo de incorporar uma eventual negociação, esses dias serão cortados na folha de julho", continua o secretário.

Ambas as partes, prefeitura e servidores, se reuniram no início da noite para deliberar sobre o assunto. "Estivemos reunidos e foram colocadas algumas situações. Estamos avaliando se é possível incorporar as propostas apresentadas. Amanhã daremos um retorno para tentar chegarmos a um acordo".

Segundo Thiago, a hipótese que foi levantada foi de se fazer alguma composição específica para gratificação da saúde. "A gente vai avaliar e dar uma resposta", diz. O sindicato terá uma reunião amanhã pela manhã para deliberar sobre o assunto.

Em nota enviada ao BNews, o Sindseps informou que "continuará buscando garantir direito de mobilização dos servidores municipais" e que a decisão "foi recebida com naturalidade pela diretoria da entidade". Até a publicação desta reportagem, o secretário municipal de Gestão, Thiago Dantas, estava em reunião com os sindicalistas e ainda não havia se manifestado sobre o assunto.

O diretor jurídico do Sindseps, Rogério Dantas, apontou que o pedido visava garantir os direitos dos trabalhadores previstos na Constituição. "Diante das ameaças de corte de ponto como forma de assediar os trabalhadores, buscamos um remédio jurídico para garantir o direito de nos mobilizarmos em assembleias. A Constituição e as decisões vinculantes do STF prevêem isso de maneira muito bem clara e a prefeitura utiliza esse expediente ameaçador para diminuir a luta de nossa categoria que tem sido intensa. Estivemos no Tribunal para dialogar com o desembargador e esperávamos que a decisão fosse favorável para trouxesse tranquilidade e mesmo que não isso não tenha acontecido vale a máxima: decisão da Justiça é para ser cumprida", disse Rogério Dantas.

Apesar da decisão, a diretoria do sindicato não acredita que haverá esvaziamento da mobilização. "Vamos continuar realizando nossas assembleias para discutir o cenário nebuloso que o reajuste zero trará como consequência para servidores da ativa e dos colegas aposentados. Novos dispositivos jurídicos serão buscados na expectativa de que tenhamos decisão favorável para garantir esse direito legítimo, pois somos sabedores das nossas responsabilidades com a coisa pública", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp