Política

Mauro Carlesse é eleito governador do Tocantins

Divulgação/Coligação Governo de Atitude
Diferentemente da votação apertada no primeiro turno, neste domingo, o novo governador do Tocantins já estava definido às 18h  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Coligação Governo de Atitude

Publicado em 24/06/2018, às 17h47   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Com 75% dos votos válidos, o governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi eleito para o posto no segundo turno das eleições suplementares neste domingo (24). O senador Vicentinho Alves (PR) recebeu 25% dos votos, com 98% das urnas apuradas.

Diferentemente da votação apertada no primeiro turno, neste domingo, o novo governador do Tocantins já estava definido às 18h, com uma grande diferença de votos entre os candidatos.

Assim como no primeiro turno, o número de abstenções foi alto —chegou a 34,9%, ou 348.864 potenciais eleitores. O governador eleito recebeu pouco mais de 360 mil votos.

Além disso, 23,54% dos eleitores marcaram nulo e o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) registrou 2,59% de votos brancos. 

"O pouco que tivemos oportunidade de trabalhar, o resultado foi esse. A população entendeu que quando você cuida da saúde, da educação e da infraestrutura o resultado é esse", disse Carlesse após a vitória. 

A determinação da realização de eleições suplementares no Tocantins veio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a cassação, em março deste ano, do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) por caixa dois na campanha de 2014. 

No primeiro turno, sete candidatos, incluindo a senadora Kátia Abreu (PDT), disputaram as eleições.

Carlesse está no posto interinamente desde março. Seu mandato como governador eleito começa tecnicamente em 9 de julho e segue até 31 de dezembro.

Em outubro, os eleitores do Tocantins vão novamente às urnas para escolher o governador que ficará à frente do estado entre 2019 e 2023.  

Atualizada às 19h49

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp