Política

Prefeitura nega pedido de adiamento e impugnação de licitação da Iluminação Pública

Arquivo BNews
Abertura dos envelopes acontece nesta quinta-feira  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 23/05/2018, às 16h08   Luiz Fernando Lima


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador negou o pedido de adiamento da licitação do contrato de iluminação pública agendado para esta quinta-feira (24). Uma das empresas interessadas em participar do certame de Parceria Público Privada (PPP), a Engie, solicitou a prorrogação do prazo por 30 dias em documento enviado à comissão no dia 18 de maio.

Na última terça-feira (22) a secretaria municipal de Ordem Pública (Semop) publicou no site oficial da licitação a negativa à empresa. Os representantes da pasta argumentam que os estudos para licitação foram iniciados em 2015. Já em 2016 foram feitos procedimentos de manifestação de interesse. 

“Em 15/07/2017 houve a publicação do despacho do Secretário Municipal de Ordem Pública, aprovando os projetos, estudos, levantamentos e investigações apresentados pelas empresas no âmbito do PMI, no valor de R$1.931.578,95, submetendo em 03/08/2017 à consulta pública. O prazo para envio de comentários, manifestações e contribuições foi de 03/08/2017 até 04/09/2017. Além da consulta pública, foi realizada a audiência pública. Ocorreu na data de 23/10/2017, das 8h às 10h, no auditório do Parque Social, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães”.

Ao BNews chegou a informação de que a empresa FM Rodrigues, de São Paulo, havia impetrado um mandado de segurança para suspender a licitação, contudo, o diretor de Iluminação Pública da prefeitura, afirmou que não foi comunicado de nenhuma ação neste sentido, tampouco de que há mudança na tramitação do processo. 

A reportagem do BNews entrou em contato com a empresa. A ligação foi passada para o departamento comercial que seria o responsável pelas negociações com a prefeitura. Após ouvir as perguntas do jornalista, o representante comercial da empresa disse que passaria para outro funcionário. A transferência não foi feita e o mesmo representante comercial declarou que o “responsável” estava em reunião.

Impugnação — A empresa Lobo de Rizzo Advogados também tentou impugnar o certamente, contudo, a comissão especial mista de licitação julgou o pedido improcedente. A decisão foi publicada na terça-feira (22). 

A impugnante questionou a licitação por ser no modelo “técnica e preço” argumentando que este método feriria dispositivos da lei de licitação. A comissão municipal apresentou as justificativas para negar o pedido.

“Entendemos que a alegação do impugnante é equivocada, de tal sorte que se impõe, primeiramente, se afirmar que a finalidade a ser atingida pela administração quando da escolha pelo tipo de licitação técnica e preço foi pautada em razão de especialidade e peculiaridades compõe o objeto a ser licitação, visto tratar-se de serviços de grande vulto envolvendo tecnologia sofisticada e domínio restrito”.

A licitação vai selecionar a empresa que atuará durante 20 anos na iluminação pública da capital baiana. Embora a prefeitura não fale em valores, as estimativas apontam para mais de R$ 1.5 milhão. 

Desde o último ano há informações dispersas nos bastidores políticos de que existem concorrentes com “apadrinhamento” que poderiam ser privilegiadas pelas relações que têm. A prefeitura, através de Júnior Magalhães, nega peremptoriamente qualquer possiblidade de irregularidade.  

Matérias relacionadas

Seis empresas disputam PPP bilionária da iluminação de Salvador; resultado sai dia 24 de maio
Justiça retoma PPP da iluminação paulistana envolvendo empresa que participa de licitação em Salvador
Implantação do novo sistema de iluminação pública de Salvador é debatida em audiência pública
Empresas já conhecidas da prefeitura mostram interesse em PPP bilionária da iluminação de Salvador
Empresa que assinou contrato milionário em SP pode faturar iluminação em SSA
Pelegrino ataca licitação da luz em SSA: há algo de podre no reino da Dinamarca

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp