Política

Preso, Ricardo Machado apresenta sintomas de depressão e deve ser levado à cela comum

Roberto Viana// BNews
Ex-prefeito de Santo Amaro está preso desde a última terça-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana// BNews

Publicado em 20/05/2018, às 09h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O estado emocional do ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado (PT), tem preocupado familiares do petista. Machado está preso desde a última terça-feira (15) no Centro de Operações Penais, em Salvador. De acordo com a coluna Satélite, do Correio, Machado apresenta sinais de depressão, chora muito e diz “não ter estrutura para ficar ali por mais tempo”.

Na última quinta-feira (17), a Justiça decretou a prisão preventiva do ex-prefeito. O estado emocional de Machado teria se agravado com a possibilidade de transferência para o presídio de Feira de Santana, onde o petista ficará em cela comum, já que não possui nível curso superior. 

Machado é acusado de integrar um esquema de desvio de verbas e fraude em licitações e ficou um tempo foragido. De acordo com as investigações, os crimes foram cometidos por uma organização que envolve empresários e agentes públicos da Prefeitura de Santo Amaro. Apurações da Promotoria de Justiça da comarca descortinaram o nascedouro da associação criminosa no seio da Secretaria de Obras. Foi constatado, inclusive, que as ações eram implementadas com o aval do vice-prefeito do Município. Juntos, empresários e agentes públicos movimentaram milhões, desde 2011, em contratos de obras públicas que se arrastam no tempo, com justificativas de prorrogações "forjadas".         

A fraude consistia no favorecimento de um grupo específico de empresas para a compra de materiais e locação de máquinas, a serem utilizadas na realização de obras prorrogadas indefinidamente sem justificativas plausíveis. 

Matérias relacionadas:

TJ-BA determina prisão de Ricardo Machado, ex-prefeito de Santo Amaro
Com mandado de prisão em aberto, Ricardo Machado tem duas audiências nesta semana
Operação Adsumus: presos eram ligados a Ricardo Machado

MP-BA deflagra segunda fase da Adsumus em Salvador, Lauro e Camaçari
Operação Adsumus: prefeitura de Santo Amaro e empresários são alvos do MP
Adsumus: empresários usam "laranjas" que recebem Bolsa Família
Vice-prefeito de Santo Amaro é preso na Operação Adsumus
Adsumus: cartel atuava em até 80 municípios baianos
Operação Adsumus: empresas montaram cartel e movimentaram quase R$ 2 bi

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp