Política

Câmara: oposição e governo divergem sobre projeto e sessão é encerrada por falta de quórum

Antônio Queiroz / Câmara Municipal
Ouvindo Nosso Bairro pautou a Super Terça na sessão de hoje   |   Bnews - Divulgação Antônio Queiroz / Câmara Municipal

Publicado em 27/02/2018, às 16h28   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A sessão deste terça-feira (27) na Câmara dos Vereadores caiu por volta das 16h por falta de quórum. A pauta da Super Terça na Câmara de Vereadores foi o projeto Ouvindo Nosso Bairro, único do Executivo que não foi votado em 2017 e deve será colocado em pauta de votação neste mês de março. As bancadas oposicionistas e da base do governo divergiram sobre o projeto. Por um lado, a oposição ao prefeito ACM Neto classifica a proposta como “falso projeto” e defende mecanismos que possam garantir a inclusão dos pleitos das comunidades. Por outro lado, a base reitera a ideia de “participação popular” e “modelo de gestão”.

O Ouvindo Nosso Bairro, em tese, ouve as demandas das comunidades representadas através dos sub prefeitos, e após uma votação popular, a obra mais votada é executada pela prefeitura. Para o vereador Tiago Correia (PSDB) o “projeto que institucionaliza a participação da população, é um projeto antipartidário”, defendeu em discurso no plenário. Na mesma linha discursou o edil Paulo Magalhães Júnior (PV), relator da proposta. “Sinto orgulho e satisfação de relatar o Ouvindo Nosso Bairro, projeto que é sinônimo do modelo de gestão. A comunidade escolhe obras e as mais votadas são realizadas. Esse exemplo, Porto Alegre já copiou, Curitiba também”, afirmou. 


Já o oposicionista Hélio Ferreira (PCdoB) disse que a proposta representa uma falsa democracia. “Na prática o que as pessoas apresentam, não são atendidas. Não adianta chegar aqui fazer o discurso bonito, se na prática é um falso projeto. Vejo as comunidades reclamando que os pleitos não estão sendo atendidos.  É preciso que a gente encare de frente, vendo o que realmente está precisando na comunidade. Só são atendidos os projetos que interessam o Executivo”, criticou.  Aladilce Souza (PCdoB) também teceu críticas. “Não vi nenhum mecanismo para essa garantia que o pleito da comunidade será atendido. Da forma que está, não temos garantias. Tudo faz crê que é um faz de conta”, avaliou. 


Nesta quarta-feira (28) serão votados projetos simples dos vereadores. 
Confira a lista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp