Política

Rui desenha minirreforma 'cirúrgica' no governo, diz jornal

Gilberto Júnior/BNews
Sete ou oito secretários devem deixar gestão para disputar eleições até 6 de abril,  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 25/02/2018, às 08h47   Redaçao BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Preocupado em manter o ritmo de sua administração, no ano em que concorre ao segundo mandato, o governador Rui Costa (PT) está cuidando pessoalmente do desenho da minirreforma de seu governo, informa reportagem do joanal A Tarde deste domingo (25).  Segundo a publicação, a rearrumação deve ter início antes do final do mês. 

A expectativa é que Rui reúna, ainda nesta semana, o Conselho Político, formado pelos presidentes estaduais das legendas de sua base de apoio (PT, PSD, PDT, PCdoB, PSB, PP, PR, Podemos, Avante, Pros, PSL). A ideia é conversar sobre as mudanças e expor seus critérios. De acordo com o jornal, o governador já adiantou que deve haver remanejamento de gestores de pastas para além do acolhimento dos "novatos".

Sete ou oito secretários — que serão candidatos a deputado estadual, federal e até ao Senado, como supostamente é o caso de Jaques Wagner (PT), que ocupa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico — devem sair até o dia 6 de abril, conforme legislação eleitoral.

Além de Wagner, devem deixar pastas do Executivo estadual mais dois secretários do PT: Josias Gomes (Relações Institucionais) e Carlos Martins (Direitos Humanos e Desenvolvimento Social); a comunista Olívia Santana (Trabalho, Emprego, Renda e  Esporte) e o pedetista VítorBonfim (Agricultura). Outros candidatos seriam Jusmari Oliveira (Desenvolvimento Urbano), filiada a PSD; Walter Pinheiro, hoje sem partido e à frente da Educação; e Vivaldo Mendonça (Ciência e Tecnologia). 

Segundo auxiliares, Rui quer que a intervenção seja cirúrgica e calcada em perfis técnicos e, por isso, os substitutosainda não estão definidos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp