Política

Hospital Regional da Costa do Cacau é inaugurado em Ilhéus

Vagner Souza/Bnews
Unidade tem capacidade para atender a 71 municípios do sul baiano  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Bnews

Publicado em 15/12/2017, às 17h32   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Com capacidade para atender a 71 municípios do sul baiano, o Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (15) pelo governador Rui Costa (PT). 

"É um momento histórico, um sonho realizado não desta região, mas diria que do estado da Bahia. É o serviço de alta complexidade chegando ao interior atendendo a toda a população", disse o governador ao chegar para a cerimônia de inauguração do equipamento.

Quem comemorou a entrega do hospital regional foi a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde na Bahia (Cosems), Estela Souza. "A gente vê um avanço muito grande. Conhecemos aqui o hospital Luiz Viana, que já não tinha mais condições de atender as demandas da região. Quando a gente vê hoje um equipamento desse, com uma estrutura dessa e que vai atender as demandas que antes iriam para Salvador, a gente fica feliz", descreveu a secretária municipal de Saúde de Eunápolis, que completou: "Conheço essa região sul muito bem. Atuo e atuei como secretária de Saúde dessa região por mais de dez anos e sei o quanto a gente sofria por não ter um equipamento como esse".

O Hospital Regional da Costa do Cacau está instalado às margens da BR-415 e prestará atendimento por demanda espontânea e referenciada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Central de Regulação de Urgências do SAMU Regional Ilhéus-Valença e da Central de Regulação de Leitos Macrorregional. Serão prestados serviços de média e alta complexidade ambulatorial,  Serviço de Diagnose e Terapêutica e internação hospitalar, com um total de 225 leitos distribuídos entre as especialidades Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Terapia Intensiva (UTI), esta última com 30 leitos exclusivos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp