Política

Fraternos: 13 pessoas são presas em Salvador

Gilberto Júnior/BNews
Dentre os locais em que PF visitou estão o Centro Empresarial Iguatemi, o Mundo Plaza, no Caminho das Árvores  |   Bnews - Divulgação Gilberto Júnior/BNews

Publicado em 07/11/2017, às 11h23   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A operação Fraternos, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (7) contra um esquema de desvio de recursos nas prefeituras de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, cumpriu 13 mandados de prisão temporária em Salvador. No total, eram 21 mandados de prisão.

Ainda na capital baiana, conforme informações obtidas pelo BNews, foram executadas seis conduções coercitivas e cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. Dentre os locais em que PF visitou estão o Centro Empresarial Iguatemi, o Mundo Plaza, no Caminho das Árvores, e endereços situados nos bairros de Cabula, IAPI, São Caetano, Itapuã e condomínio Encontro das Águas, em Lauro de Freitas.

A ação realizada pela PF, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal (MPF) tem como alvos a prefeita Cláudia Oliveira (Porto Seguro), o seu esposo Robério Oliveira (Eunápolis) e o irmão de Cláudia, Agnelo Santos, prefeito de Santa Cruz Cabrália.

De acordo com a PF, as investigações apontam que as prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas ao grupo familiar para fraudar licitações, simulando a competição entre elas.

Após a contratação, parte do dinheiro repassado pelas prefeituras era desviada, utilizando-se de “contas de passagem” em nomes de terceiros para dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados, que, em regra, retornavam para membros da organização criminosa, inclusive através repasses a empresa de um dos prefeitos investigados.

Essas mesmas empresas também eram utilizadas para a lavagem do dinheiro ilicitamente desviado. 

Matéria Relacionada:
Fraternos: PF suspeita que prefeitos tenham fugido e avalia pedido de prisão

Fraternos: PF pediu prisão de prefeitos investigados, mas TRF1 negou

Prefeita alvo da Fraternos já falava em desvio de 'bilhão' há cinco anos. Assista

PF deflagra operação Fraternos contra prefeitos de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags