Política

Câmara arquiva segunda denúncia contra Temer e presidente permanece no cargo

IG
Foram 251 votos sim, 233 votos não, 25 ausentes 2 abstenções  |   Bnews - Divulgação IG

Publicado em 25/10/2017, às 19h40   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados decidiu arquivar a denúncia contra o presidente República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral) pela prática de crime comum no exercício do mandato. Nesta quarta-feira (25) o plenário não autorizou o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar o presidente e os ministros acusados de obstrução à justiça e formação de organização criminosa. A votação foi iniciada por volta das 18h (horário de Salvador) e terminou por volta 21h30. O presidente continua no cargo. Foram 251 votos sim ao relátorio (a favor de Temer),  233 votos não (contra Temer),  25 ausentes  2 abstenções, com o total de 486 votos.   Dos baianos, 15 deputados votaram a favor de Temer e 21 contra o presidente. Três parlamentares da Bahia se ausentaram. 

No parecer, o relator concluiu que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF não tem prova do crime de obstrução de Justiça e interpreta mal o crime de Organização Criminosa. Antes da votação em plenário, na Comissão de Constituição e Justiça, os deputados aprovaram o parecer e recomendaram que Temer e os dois ministros sejam investigados apenas após o fim do mandato. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Temer e os ministros de organização criminosa e obstrução de Justiça com o intuito de arrecadar propinas, estimadas em R$ 587 milhões. O Planalto nega todas as acusações. 


Em agosto, o Plenário rejeitou, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a autorização para abrir processo criminal contra Temer por crime de corrupção passiva.

Matéria atualizada às 20h35

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp