Política

Temer e ministros têm lista de 25 ‘pendências’ de deputados

Reprodução
Às vésperas da votação da denúncia, emendas e cargos são cobrados  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 23/10/2017, às 06h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A dois dias da votação na Câmara dos Deputados da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) e dois de seus ministros, o Palácio do Planalto precisa ainda resolver uma lista de 25 “pendências”, que vão de liberação de emendas parlamentares a cargos para integrantes da própria base. Parte da fatura se refere a promessas antigas, desde a época em que Temer era interino e que agora estão sendo cobradas. A informação é do jornal O Globo.

A expectativa é que os atos vão influenciar a contagem de votos com a qual auxiliares de Temer trabalham — entre 250 e 270 favoráveis à derrubada da denúncia. A primeira acusação foi engavetada por 263 votos.


O Planalto tem que controlar, ainda, a crise no PSDB, que está rachado entre governistas e independentes, em função da cobrança pela renúncia do senador Aécio Neves (MG) da presidência do partido. Ele está licenciado e o interino, Tasso Jeiressati (CE), cobra sua saída definitiva. Essa queda de braço pode refletir na votação de quarta-feira. O líder da maioria da Câmara dos Deputados, Lelo Coimbra (PMDB-ES), disse ao jornal que o presidente Temer está tranquilo, mas admitiu que há muita “inquietação” na base.

Temer é acusado de obstrução à Justiça e organização criminosa. As negociações para barrar a acusação da PGR estão sendo conduzidas diretamente por Temer, que pediu auxílio ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, que também é denunciado. Além dos dois, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) também foi denunciado.

Temer assumiu a coordenação porque os partidos da base, sobretudo do centrão (que reúne PP, PSD, PR, PTB e SD), se recusaram a discutir com Antonio Imbassahy, ministro da Secretaria de Governo, que encontra também problemas dentro do seu partido, o PSDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp