Política

Comissão da AL-BA volta a debater limites de Salvador com Lauro de Freitas nesta terça (24)

Vagner Souza/BNews
A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, acusa ACM Neto de 'reivindicar' áreas historicamente pertencentes a Lauro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 22/10/2017, às 13h15   Aparecido Silva e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) voltará a debater a polêmica dos limites de Salvador com Lauro de Freitas na próxima terça-feira (24). Para a prefeita de Lauro, Moema Gramacho (PT), a expectativa é que o colegiado conclua o relatório do projeto que elaborou com base em estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), entidade ligada à Secretaria de Planejamento da Bahia (Seplan).

"O órgão responsável que tem competência para revisar limites é a Assembleia Legislativa da Bahia, através da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, que tem cumprido seu papel e já convidou, inclusive, as duas prefeituras para a discussão. Infelizmente, o prefeito [ACM Neto] não está participando, mas delegou a Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano] para participar. Recentemente, o presidente da Câmara de Salvador também entrou na discussão", disse a petista em entrevista ao BNews na manhã deste domingo (22) durante a Conferência Estadual do PCdoB em Salvador.

Segundo a prefeita, na Assembleia Legislativa há apenas dois projetos: um da prefeitura de Lauro de Freitas e outro da própria Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação baseado em estudos da SEI. "Ou seja, não tem projeto da prefeitura de Salvador", alfinetou.

A chefe do Executivo laurofreitense também ressaltou que a estação do metrô no Aeroporto e a futura estação de transbordo estão localizadas em área pertencente a Lauro. "A área que a prefeitura de Salvador está reivindicando para si tem toda uma infraestrutura construída por Lauro de Freitas, a exemplo de escolas, iluminação, asfaltamento. Tanto a estação do metrô no Aeroporto quanto a estação de transbordo, que já tem área definida, ficam em Lauro de Freitas. Historicamente, Lauro de Freitas sempre cuidou destas áreas. O prefeito de Salvador reivindica para si. O próprio estudo da SEI aponta que todas as duas estações estão dentro do limite de Lauro de Freitas", defendeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp