Política

Pelegrino ataca licitação da luz em SSA: há algo de podre no reino da Dinamarca

Publicado em 01/09/2017, às 07h04   Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal baiano Nelson Pelegrino, que disputou a prefeitura de Salvador pelo PT em 2012, usou os microfones da Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira (31) para levantar suspeitas sobre contratos da prefeitura soteropolitana no setor de iluminação pública.

Conforme conteúdo veiculado na imprensa recentemente, a empresa FM Rodrigues seria uma das favoritas para ganhar a licitação de R$ 1,5 bilhão junto a prefeitura de Salvador. 

"Há algo de podre no reino da Dinamarca. A prefeitura de Salvador está fazendo uma licitação para concessão do sistema de iluminação da cidade por um bilhão e meio de reais. Há informações de que empresas estão visitando secretarias. E, estranhamente, a prefeitura, que está para fazer uma licitação de um bilhão e meio de reais, acaba, por pregão eletrônico, de forma emergencial, fazendo uma licitação para contratar 48 milhões de reais em equipamentos para o sistema de iluminação pública", elencou o petista, para indagar: "Como é que vai ter uma licitação de um bilhão e meio de reais e a prefeitura acaba de fazer um pregão para contratar 48 milhões de reais em equipamentos? Há algo de muito estranho nisso. Isso precisa ser objeto de apuração, porque é muito grave".

De acordo com o diretor de Iluminação Pública do município de Salvador, Bruno Barral, há desinformação por parte do congressista baiano. "O processo de concessão está ainda na fase de consulta pública. Logo depois, vai ter a etapa de audiência pública, para depois finalização do edital e, posteriormente, vem o processo de concessão, de leilão ou PPP, o que vai demorar cerca de seis a oito meses", explicou Barral em entrevista ao BNews

"Tem aí um pouco de desinformação, com todo respeito, por parte do deputado federal. Não existe nenhum processo de pregão eletrônico emergencial para compra de luminária. O que existe é um processo de ata de registro de preço, onde a prefeitura vai ao mercado para poder ter na prateleira opção de comprar, ou não, luminárias em um preço mais em conta. Não quer dizer que vamos gastar R$ 48 milhões enquanto está acontecendo a concessão", disse o diretor.

Bruno Barral não perdeu a oportunidade e alfinetou o adversário do seu chefe, o prefeito ACM Neto (DEM). "O que muito me admira, inclusive, é um deputado federal da estirpe de Pelegrino, que se candidatou a prefeito de Salvador algumas vezes, não ter o mínimo cuidado de averiguar de forma profunda e ir para a Câmara fazer ilações. Nosso processo está completamente transparente", defendeu. 

Publicada originalmente em 31/08 às 13h04

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp