Política

Pesquisa do BNews sobre Ana Paula Matos surpreende aliados de Bruno Reis: "É uma bomba"

BNews/Joilson César
Ana Paula Matos é titular da Secretaria de Saúde  |   Bnews - Divulgação BNews/Joilson César
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 07/05/2024, às 10h22



O levantamento exclusivo do instituto RealTime Big Data, em parceria com o BNews, a respeito da aprovação de Ana Paula Matos (PDT) à frente da Secretaria de Saúde de Salvador surpreendeu aliados do prefeito Bruno Reis (União Brasil). "É uma bomba isso aí", confidenciou um importante aliado ligado a gestão, em condição de anonimato, para a reportagem.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Segundo o levantamento, a vice tem sua gestão aprovada por 33%%. A desaprovação da secretária ficou em 57%, enquanto 10% não souberam ou não responderam. O alto índice de rejeição surpreende justamente no momento em que Bruno tenta construir uma unidade entre os correligionários para realocar a aliada em sua vice na chapa de reeleição.

O levantamento também mostrou que a avaliação da saúde pública de Salvador continua sendo um problema. Avaliaram o setor como "ruim" 23% e "péssimo" 18%. Votaram em "bom" 21% e "ótimo" apenas 5%. Já 27% dos consultados avaliaram a saúde como "regular".  Não sabem ou não responderam somam 6%.

O questionário também levantou a questão "A Prefeitura tem melhorado a saúde?". Responderam "não" 60% dos entrevistados e "sim" apenas 36%. Não sabem ou não responderam somam 4%.

Pesa a favor de Ana Paula, contudo, o argumento de que a saúde pública sempre foi um problema para gestores. Inclusive, o deputado federal Leo Prates (PDT), antecessor de Ana Paula e que também concorre a vaga de vice, temia assumir a pasta justamente para evitar atrair para si a rejeição natural da pasta.

A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança é de 95%. Ao todo, 1.200 pessoas que foram entrevistadas nos dias 3 e 4 de maio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp