Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: os problemas maioritários

Arquivo BNews / Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Reprodução

Publicado em 19/04/2018, às 05h55   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

O bom e o mal problema

O mantra dos governistas, repetido à exaustão, é o do bom problema: temos mais jogadores do que vaga no time, reafirmam. No entanto, com a definição de João Leão (PP) por compor como vice novamente, o desafio é acalmar os outros: leia-se Lídice da Mata (PSB). Mas não se pode acalmar Lídice fechando a porta para a possibilidade, ainda existente, da senadora disputar a reeleição.

Razões e aptidões

A possibilidade da socialista está mais numa eventual substituição a Jaques Wagner (PT) que à vaga destinada, e “exigida”, pelo PSD. O ex-governador foi consultado, embora não admita publicamente, sobre a predisposição de substituir o ex-presidente Lula na cabeça da chapa majoritária nacional. Está apto para tarefa de ir para o sacrifício. 

Racionalizando

Mas dentro do grupo aliado ao ex-governador há quem diga que é melhor se manter por aqui. Ninguém sabe o dia de amanhã e é melhor fazer valer o “favoritismo” relativo na disputa ao Senado a ir para uma campanha nacional sem nenhum parâmetro. 

Ainda sobre Lídice

Outra questão é que a senadora tem tido bom desempenho nas pesquisas internas. Embora os adversários estejam ainda dispersos e tenham acusado o golpe, não se pode menosprezar ninguém em eleição sob pena de os eleitores enxergarem empáfia e mudarem de lado.

Coronel

No Palácio de Ondina, se comenta que Coronel precisa correr trecho para se tornar mais conhecido. O desempenho em pesquisa tem tudo para melhorar, mas é preciso começar logo.

Olha eu ai!

O PCdoB resolveu reforçar a vontade de participar da chapa majoritária. A pedida é legítima, mas a ideia é marcar posição para não perder a indicação do suplente. De preferência alguém que tenha mandato. Continua na mesma.

Fagulha

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) afirmou que ele e o vice, Bruno Reis (DEM), se entendem pelo olhar. É verdade, afirmam os mais chegados aos dois, mas ninguém ignora o fato de que Reis sentiu de perto a possibilidade de virar prefeito e que isso gera certa frustração.

Chega de birra

E o pessoal de Neto já pediu para os tucanos se resolverem logo. Querem que João Gualberto (PSD) recolha o “bico” para seguir o caminho unificado das oposições. O argumento: se há alguma chance de Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) se eleger senador é com todo mundo junto.

Não é por aí

João Gualberto continua, à revelia, fazendo suas reuniões. Quando não é com presidente de partido é com algum filiado. A estratégia tem dois objetivos: palanque nacional para Geraldo Alckmin (PSDB) e fortalecer as candidaturas proporcionais da legenda. 

Cada um por si

A oposição reluta em colocar prazo para resolver a peleja das duas candidaturas. No momento, nem critério foi estabelecido. Ou não levam a candidatura de Gualberto a sério, o que é contraproducente, ou acreditam que Neto vai impor, mesmo depois da decepção, sua vontade.

Querem meu sangue

O desejo pelo tal sacrifício político ainda está presente na vida cotidiana dos aliados do prefeito. Leo Prates (DEM), por exemplo, foi a bola da vez. Até pedido familiar de Neto teve, mas ele saiu pela esquerda e caiu fora da chapa! Agora, tem que escorregar com os mais chegados para organizar a presidência da Câmara em 2019.

Terão o meu sangue

Tiraram da cartola a possibilidade de ACM Júnior estar na majoritária. Não resolve o problema do “sacrifício”, não agrada alguns e não é cogitada. Bom, nós só citamos porque ouvimos. Tentaram plantar por aqui, mas esse é o máximo de colheita que terão. A não ser que o clima mude.

Aritmética

Em entrevista à Itapoan FM, o senador Otto Alencar (PSD) desdenhou da especulação feita pelo presidente da Câmara, Léo Prates, que a oposição elegerá 30 deputados estaduais. Disse Otto que Prates deve estar se baseando pelas pesquisas Ibope que há quatro anos elegiam Geddel Vieira Lima como senador da Bahia.

Não fecha

Os mais otimistas, na própria Assembleia Legislativa da Bahia, dizem que a oposição faz 18 parlamentares, no máximo. Hoje são 20. Nem com Neto candidato o cenário desenhado era de 30 cadeiras, mas é preciso dizer isso mesmo. Eleição não se ganha de véspera e pode aparecer alguém para dizer que vão fazer os 63 deputados. Tá valendo quase tudo.

Entre umas e outras

Sempre quando almoça com o ex-governador Jaques Wagner (PT), o deputado estadual Marcelo Nilo (PSB) faz questão de publicar em suas redes sociais. Dessa vez o almoço foi no Caminho das Árvores regado com muitos pedidos em favor da nova líder de Nilo: a senadora Lídice da Mata. Resta saber se a intervenção vai pesar em algo, o que é muito difícil.

Reforminha

A conferir: reforma administrativa à vista no Palácio Thomé de Souza. Toda atenção pelo movimento das cadeiras. Tem gente com expectativa de entrar. Isnard Araújo (PHS) já foi cotado para uns três cargos. Diz que está à disposição, mas o PRB quer manter a Semps. 

Porque demoras

Nesta quarta, Neto esteve com o presidente nacional do PRB em Brasília, Marcos Pereira. Ainda não anunciou nada, mas foi amarrar apoio à administração e a Zé Ronaldo. O que foi acordado continua misterioso. Se for mantida a pedida, ainda nesta semana Isnard assume a cadeira que foi da deputada federal Tia Eron.

Fé cega

O pré-candidato à presidência da República pelo PRB, Flávio Rocha, estará em Salvador e Feira de Santana nos dias 4 e 5 de maio. A agenda ainda não foi divulgada, mas o dono da Riachuelo, que defende o Estado mínimo e se diz liberal conservador, trará as suas propostas para apresentar aos empresários baianos. Resta saber se terá adesão.

Concrete jungle

Chamou atenção na Câmara de Salvador a capa do celular do vereador Cezar Leite (PSDB): no clima militar. “É Selva!”

Para com isso

Marcelino Galo, ou melhor, Marcelino Galo Lula da Silva, bradou com o também deputado Hildécio Meirelles (PSC) no plenário da Assembleia. Meirelles resolveu criticar e ironizar os parlamentares petistas por incorporar o Lula da Silva nos seus próprios nomes. Veja o vídeo aí. Vale a pena.

Tudo certo

O governador Rui Costa equacionou a situação de Angelo Almeida (PSB). Primeiro suplente, o socialista (que já foi petista) saiu da AL-BA após o retorno de Vitor Bonfim (PR). Agora Luiza Maia (PT) topou assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e se licenciar. Luiza não é candidata.

Na Bahia…

São três as motivações para manter Angelo na AL-BA: tem sido um deputado leal; é de Feira de Santana (Zé Neto vai para federal e o PT não tem candidato forte e orgânico lá); e é do PSB (vai colocar na conta dos gestos feitos ao partido). Não necessariamente nesta mesma ordem.

Cajado tranquilo

Quem apostou que haveria desconforto no encontro entre o deputado federal Cláudio Cajado (ex-DEM e atual PP) e Rui Costa não gostou do resultado. A reunião foi tranquila e já foi marcada outra para levar os prefeitos, que até então iam com Neto, para os braços do governo. João Leão poderia ter dito após a conversa: bonito, bonitões.

Paz em bloco

O deputado federal Paulo Azi (DEM) bateu pé firme e Elinaldo (DEM) teve que voltar atrás na exoneração da secretária Juliana Paes para manter a paz entre os demistas. O que se ouve é que Juliana não sairia pela porta dos fundos tendo o padrinho que tem. Para além, desde o início da gestão, o prefeito não tem lá essa autonomia toda.

Craque

Um funcionário da TV AL-BA está à beira de ser preso por conta de pensão alimentícia. Esse mesmo CRAQUE já teve busca e apreensão no veículo que comprou e não pagou!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp