Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a corda bamba de Imbassahy continua balançando

Olho de Peixe / BNews
Bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Olho de Peixe / BNews

Publicado em 16/11/2017, às 00h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Digo que talvez eu fique

A permanência de Imbassahy no PSDB depende de dois pontos: primeiro, Tasso Jereissatti não pode ganhar a eleição para presidência nacional do partido. Segundo, a legenda não deve bater em retirada do governo Temer. Duas condicionantes que neste momento parecem improváveis de acontecer concomitantemente.

Ainda assim — Em conversa com o BNews, o ministro diz que não fez nenhum movimento em busca de outro abrigo partidário. Por outro lado, pela primeira vez, não negou categoricamente que pode sair.

Estadual — No cenário estadual há também problemas para a continuidade do ex-prefeito de Salvador no ninho tucano. Embora de fato Jutahy Magalhães tenha se precipitado ao dizer que ou será candidato ao Senado ou a nada, uma vaga para o experiente deputado federal não é absurda. Isso faz com que Imbassahy tenha que buscar outra legenda para concorrer à majoritária.

Coisa de Neto — Um político próximo a muita gente próxima ao prefeito de Salvador sentencia: engana-se quem pensa que Neto vai dar brecha para alguém dizer a ele quem estará na chapa. A tese que se sustenta na história dele e nas atitudes cotidianas é que ele vai colocar na mesa a sua candidatura para o grupo com a condicionante de ter a chapa em branco para ele decidir quem comporá. Caso haja queixa, ele se retira. Novo como é tem um futuro tranquilo na política.

República Laurofreitense no Oeste

Dizem que em Barreiras ACM Neto indicou o ex-prefeito de Lauro de Freitas Marcelo Abreu para cuidar de alguns assuntos nas áreas da Fazenda, Finanças e Licitações. Barreiras está sendo chamada de “colônia” de Lauro de Freitas. Os serviços essenciais como transporte escolar estão sendo realizados por empresas da cidade aqui da região metropolitana de Salvador.

Convenção animada I

O deputado Jânio Natal (Podemos) esteve na convenção estadual do PSDB no último sábado (11). Não há constrangimento na avaliação do parlamentar que é da base de Rui Costa. “Minha relação com Jutahy Magalhães é antiga. Vim dar um abraço no amigo”. Questionado se votaria em Jutahy caso seja candidato ao Senado, o político do Sul baiano nem titubeou: é claro. Para o governo vai de Rui Costa.

Convenção animada II

É uma pena que o vice-prefeito de Salvador tenha gravado um ao vivo no Stories do Instagram. Explico: não dá para baixar o arquivo e guardar para posteridade. Bom, o fato é que durante a fala de ACM Neto na convenção do PSDB a claque tucana gritava em bom som: governador, governador, governador. Neto, ao microfone, respondeu: acredito que a pessoa mais feliz desta convenção é Bruno Reis. Desenhando: se Neto for candidato, Bruno assume a prefeitura.

Toma la, dá cá

O desencanto do povo em relação à política atinge todos os partidos e seus respectivos políticos, independentemente de seus supostos posicionamentos ideológicos. Prova disso é que, tanto o governador Rui Costa quanto o prefeito ACM Neto, por onde quer que passem, arrastam admiradores contumazes, ao mesmo tempo em que despertam a ira de quem enxerga na velha política o grande mal do século. Nesta semana, enquanto inaugurava uma obra na região da Arena Fonte Nova, Rui ouviu de um transeunte que “o PT é o partido da corrupção”. Já Neto, durante a entrega de uma escola em Cidade Nova, viu-se diante de uma claque de eleitores petistas, que bravavam “Golpista!” e pediam “Fora, Temer!”.

Coisa chata

Na UFBA tentaram impedir a apresentação do filme de Olavo de Carvalho. Ultradireitista residente nos EUA que gosta de dar pitacos na cultura brasileira. Outro dia, na UFRJ, um grupo de ultradireitistas tentou impedir a discussão sobre os 100 anos da revolução soviética. Está ficando insuportável dialogar com os diferentes neste país. De um polo a outro, o que se vê é uma incapacidade estúpida de lidar com a democracia. 

Chegou

O presidente da Alba chegou da viagem à China dizendo em alto e bom som que estava com sede de votar projetos. Mas não foi bem o que se viu, na primeira sessão o cenário foi o que mais se vê na Alba: painel verde e plenário vazio. Na pauta o projeto que permite empréstimo de R$100 mi. Coronel soube convidar a todos para participarem do ato de promulgação  do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores da Casa. O auditório lotou! Já os deputados não fizeram a mesma “cortesia” ao presidente. Nem a reunião com Rui Costa que ocorreu no dia anterior, na segunda, foi o suficiente para convocar a base. 

Ninguém acredita

A justificativa da saída de Vado Malassombrado (DEM)da Câmara Municipal de Salvador não passa de conversa pra boi dormir. Quem cavou a saída do demista, que não faz parte da panelinha do Palácio Thomé de Souza, foi o vice-prefeito Bruno Reis. Foi dele, inclusive, a justificativa dada por Malassombrado, a de que se afastou para cuidar de ações sociais. A verdade é que o suplente Demetrio (DEM) não disputará votos com Cláudio Tinoco (DEM), o dono da cadeira no Legislativo, na cidade baixa. Malassombrado forjado nas ruas da Ribeira e Bonfim poderia tomar votos de Tinoco.

Mando e Desmando

Tem crescido os rumores nos bastidores políticos de que três assessores têm mandado e desmandado na Fundação Luis Eduardo Magalhães. E o pior: o caso tem corrido a revelia da toda poderosa Maria Quitéria. Situações gritantes no órgão tem chamado atenção de políticos.

Novo líder

Um assunto que foi motivo de brincadeira entre vereadores da situação na Câmara de Salvador foi a possível troca de comando da bancada: sairia Carballal (PV) e entraria o oposicionista Carlos Muniz (PODE). Os edis diziam que o receberia de braços abertos. Onde há fumaça, há fogo. Muniz, no entanto, respondeu: “nem brinque com isso”.

Discurso duro

O vereador Edvaldo Brito (PSD), que pouco utilizou a tribuna da Casa nos últimos anos, agora não deixa de discursar nas recentes sessões e faz duras críticas aos projetos da seara fiscal do prefeito ACM Neto (DEM). Uma crítica atrás da outra. Por um lado, alguns comentam que por ser tributarista, Brito pode fazer um discurso mais plantado e outros comentam que há uma possível mágoa do pessedista com algo vinculado ao Palácio Thomé de Souza ou até mesmo a Sefaz. A saber...

Olhe no lance...

Enquanto a sessão da Câmara desta terça-feira (14) entrava noite a dentro nas discussões sobre o empréstimo de R$ 75 milhões da prefeitura junto a Caixa, eis que alguns assessores e vereadores preferiram conferir a partida amistosa entre a Seleção Brasileira e a Inglaterra. O olho no lance do dinheiro ninguém nem tava aí, mas o olho no lance de Neymar, muitos estavam fissurados…

Nero tupiniquim

O Nero romano ficou conhecido por “fogo em Roma” numa história muito simplória do imperador. O Roma de Salvador tem se notabilizado por colocar “panos quentes”. Entusiasta da história tem bom papo e é o braço direito de Neto na prefeitura. Na última semana coube a ele amainar os ânimos entre Bruno Reis e Leur Lomanto. Os peemedebistas negam a discussão, mas esta coluna atesta a veracidade da informação. O pau quebrou.

PMDB cortejado 

O flerte com o PMDB é grande. Um bocado de gente diz que não mas está louco para entrar no partido que detém o maior tempo de TV na eleição e o maior fundo partidário e eleitoral. Resta combinar com os russos, ou melhor, com os Vieira Lima. Por enquanto, são eles que ainda dão as cartas por aqui.

Salvador de  15 a 20

Pergunte para todos, TODOS, os pré-candidatos a deputado estadual que atualmente são vereadores em Salvador. Este número é a unanimidade entre eles que são de partidos diferentes. Instados a comentar sobre a contagem de votos dizem em uníssono que terão entre 15 mil e 20 mil na capital. Pelo jeito, as urnas de Salvador são compartimentadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp