Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Sex tape na órbita da gestão estadual

Reprodução / Câmara / BNews
Os bastidores da política   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Câmara / BNews

Publicado em 18/10/2017, às 22h52   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Sex tape

Uma figura que orbita (ou orbitou) em torno da gestão estadual está preocupadíssima com o possível vazamento de áudios enviados a assessoras. O conteúdo das mensagens remontam ao tempo do “telessexo”. Algo grave dentro de uma estrutura de governo. Para evitar ser acusado de assédio, o figurão pediu ajuda e “mergulhou”. Resta saber se as consequências virão a público. Por enquanto, o que se sabe é que a “sex tape” é real.

Passando o comando aos poucos

Diferente de como agia na era de Célia Sacramento (SUCESSO TOTAL!), quando era vice-prefeita, o prefeito ACM Neto (DEM) fez questão de engrandecer o vice Bruno Reis (PMDB), que pode assumir a prefeitura caso o demista saia candidato a governador. Neto, durante a inauguração da iluminação de Sussuarana, não poupou esforços para enaltecer o pemedebista e dizer, em outras palavras, que ele está pronto para assumir a cidade. “Bruno vem contribuindo de maneira decisiva para que a prefeitura possa chegar com as soluções dos problemas da cidade. Posso dizer que me sinto tranquilo de ter Bruno ao meu lado, Bruno está preparadíssimo para diversos desafios que a vida pública possa lhe apresentar. Salvador tem muito a comemorar por hoje ter um vice-prefeito afinadíssimo com o prefeito e que soma esforços”.

“Príncipe do Sertão”

José Ronaldo afirmou que tem conversado com o PDT e outros partidos. Fechou a porta, na mesma ocasião, para uma aliança com Rui Costa e o grupo político do governo estadual. Estranho, isso, pois o PDT, afirma Félix Júnior, não sairá da base do petista. Agora, resta saber o que Ronaldo quer.

“Peemedebe”

Cortejado, o prefeito de Feira de Santana tem ganhado aliados importantes dentro do PMDB. Dois deputados ouvidos pelo BNews disseram que o querem lá para evitar a queda livre do partido após a derrocada judicial dos Vieira Lima. Falta combinar com os russos, ou melhor, com Jucá, ou melhor com Neto. Tem é gente para combinar!

Slackline

Falar do PMDB e não falar de Almir Melo Júnior é quase impossível. O secretário indicado por Geddel está praticando Slackline na gestão municipal. A definição é do wikipedia: é um esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. O filho do ex-prefeito de Canavieiras, Almir Melo (pai), é aliado de primeira hora de Geddel e enquanto as investigações contra os irmãos Vieira Lima avançam, o entorno de Neto cobra medidas. Está, o secretário, na corda bamba.

“Principado do Sertão”

O líder do governo na ALBA, Zé Neto (PT), vai ser candidato a deputado federal. Sem Colbert Martins (PMDB), Fernando Torres (PSD), Irmão Lázaro (PSC), o Principado de Feira não ficará sem representação na Câmara dos Deputados. Dizem que até democrata vai votar em Zé Neto. O eleitor de Feira carrega em si o propósito de “só votar” em quem é da terra.

O dono da bola

Interessante é que Zé Neto antes de decidir postular a cadeira na Câmara dos Deputados, o governador Rui Costa já havia dito aos quatro cantos que ele seria alçado para lá. O dono da bola da engenharia eleitoral, por outro lado, também usou o palanque, em diversas, muitas mesmo, ocasiões para findar qualquer possibilidade do secretário de Desenvolvimento Rural Jeronimo Rodrigues ser candidato. A bola é dele e ele escala o time.

CPI das lanchinhas

A pressão está forte entre a bancada oposicionista com os governistas na Alba para assinarem a CPI que investiga o sistema de travessia Salvador/Mar Grande. O requerimento já está pronto, as assinaturas já estão sendo recolhidas, mas a bancada está firme no discurso que só anuncia se tiver as 21 assinaturas para dar entrada. O grupo até tem 21 deputados, mas sempre tem o “dissidente”.

A lepra se alastra
De irmão para irmão. Depois de Geddel ser conhecido como o leproso da política baiana, Lúcio, além de herdeiro político do ex-ministro, começa a pegar a pecha. Ninguém quer mais se vincular aos Vieira Lima, principalmente após operação da Polícia Federal. Esperar para ver...

Pré-campanha

Gammil Föppel, advogado dos Vieira Lima, esteve na Câmara de Vereadores numa visita de "cortesia" para engrossar as fileiras em defesa do projeto de lei do vereador Joceval Rodrigues (PPS) que instaura o Dia do Advogado em Salvador. Pois é, mais um! Mas o assunto é outro: questionado pelo BNews se a visita fazia parte da pré-campanha à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Bahia, Gamil negou prontamente. Quando terminou a entrevista, o vereador Kiki Bispo (PTB), que é advogado, surgiu na porta do Salão Nobre chamando Gammil de presidente. “Quero que fique registrado que meu voto ele já tem e faço campanha”. 

Tradição do marketing com dendê

Quem está com a bola toda é Sidônio Palmeira, forte candidato a marqueteiro do PT na eleição presidencial de 2018. O baiano, responsável pelas campanhas petistas na Bahia, foi o mentor da última propaganda partidária do PT nacional. Caso seja alçado ao posto de articulador do marketing presidencial, será mais um baiano com destaque na tradição do marketing eleitoral nacional que vem desde Geraldo Walter e Nizan Guanaes com FHC, Duda Mendonça com Lula e João Santana com Dilma. Os dois últimos não estão com a imagem nada boa.

Fala mansa

Quem está rindo alto desde a aprovação do remendo no sistema eleitoral pateticamente chamado de reforma é o deputado federal João Gualberto (PSDB). O tucano endinheirado afirma que vai usar os recursos do fundo eleitoral, mas tem a vantagem de poder gastar quanto quiser da sua própria grana para financiar sua campanha e de quem lhe aprouver. Pensem numa gargalhada quando descobriu que o Senado mudou a regra e liberou geral o recurso próprio.

Dupla de peso

O deputado federal Ronaldo Carletto (PP) e o presidente da ALBA, Angelo Coronel (PSD), não escondem de ninguém que querem um lugar ao sol, ou melhor, na chapa majoritária. No feriadão do dia 12 ambos estavam juntos em Guarajuba e entre um papo e outro falaram com BNews em uníssono: estamos aqui, dois candidatos ao Senado da base. Será? É difícil... e o caminho de Carletto deve ser mesmo o PR, talvez, neste caso, os dois sejam adversários eleitoralmente.

Camaradas insistentes

E mais uma vez o PCdoB força a barra e quer uma vaga na majoritária de Rui. Querem uma cadeira ao Senado Federal. Continuam como satélite dos petistas, apesar de serem jogados na cova dos leões na campanha de 2016 quando Alice Portugal enfrentou, praticamente, sozinha, o poderio de ACM Neto (DEM). Até hoje as dívidas desta peleja rolam sem o mínimo apoio dos “companheiros” para os “camaradas”. O plano A é a cadeira principal e o plano B uma suplência, de preferência de Jaques Wagner. 

E o DNOCS, Heraldo?

O ex-deputado e presidente do DNOCS, Heraldo Rocha (DEM), que é medico, postou em suas redes sociais e em grupos do whatsapp uma foto com as mães da Associação de Pero Vaz. Tudo bem, mas o que chama atenção foi o horário da publicação da foto, no meio da tarde. Fica a pergunta: e o expediente na autarquia federal, Heraldo? Discutindo Obras Contra as Secas? Desse caso à parte, o chefe do DNOCS tem corrido o interior para apurar a atuação do departamento, só tem esbarrado com a ciumeira dos deputados estaduais que o vêem como ameaça em 2018, mas ele não deixa de fazer por merecer. Está correndo atrás de apoio.

Todo mundo fitness 

Quem tem mostrado um perfil fitness de dar inveja é o vereador Suíca (PT). Do ano passado para cá seguiu reeducação alimentar e atividade física na risca. Está querendo disputar com Duda Sanches (DEM) o título de mais 'fitness' do Plenário Cosme de Farias. Se depender da propaganda nas redes sociais, os dois estão muito bem. 

Lerê Lerê

Por falar em Suíca, o edil, durante um seminário na Ufba, foi pra cima do presidente Michel Temer (PMDB). O evento tratou do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. O petista largou: “Temer quer revogar tudo, daqui a pouco até a Lei Áurea ele vai querer revogar. Se bem que, aos poucos, ele já faz isso, visto que a reforma trabalhista aprovada já permite o trabalhador atuar até 12h por dia. Isso é escravidão!”

Nilo mandou avisar

O ex-presidente da Assembleia estava conversando um dia desses com outro deputado quando o também ex-presidente Clóvis Ferraz (PSD) passou por ele. Nilo o chamou e avisou: você já pediu para colocar sua foto na galeria dos ex-presidentes? Clóvis respondeu que não. Nilo arrematou: vou pedir as minhas, quero as cinco lá e quer ver alguém superar! A conversa foi em tom de brincadeira, mas os dias do ex-presidente, desde a operação da PF, não andam muito para isso.

Vermelho sangue

Na rua Almirante Barroso, no Rio Vermlho, os moradores, comerciantes, turistas e visitantes não aguentam mais a onda de assaltos. Dia sim e no outro também há registros. O modus operandi dos meliantes é o mesmo: passam de moto e levam o que dá de quem estiver na rua. Às vezes, em dois, um desce da garupa para levar carros ou invadir prédios. Tá feio.

Sem justificativa

A prefeitura tenta de todas as formas justificar o aumento do IPTU, chamado por ela de ‘correção’ baseada no IPCA, mas não adianta. Agora, a insatisfação chegou a ADEMI, lojistas, moradores e todo mundo que paga o imposto e não vê razão para reajuste. A crise tá feia e o único que comemora os supostos bons resultados é o presidente Michel Temer. Ao que parece, o otimismo de Temer contagiou o prefeito de Salvador.

DEM na antena

O programa partidário do DEM, que vai ao ar nesta quinta, é interessante: primeiro, o único estado com dois representantes no vídeo é a Bahia. ACM Neto e o deputado federal José Carlos Aleluia participam do “comercial” nacional da sigla. Depois, a narrativa é toda de pacificação do país, menos quando o assunto é PT. Os demistas acusavam os petistas de afirmarem que “tudo foi criado por Lula”. Agora, eles mesmos, dizem que todas as mazelas do país foram geradas pelo PT. É um pouco incoerente. Mas, como dizem alguns, é do jogo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp