Política

Ministra atribui execução de indígenas em Itabela a conflito e pede envio da Força Nacional

Rovena Rosa/Agência Brasil
Ainda nesta quarta-feira (18), ministra determinou a criação de um gabinete de crise para acompanhar os conflitos indígenas de terras na Bahia  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 18/01/2023, às 23h11   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, lamentou o assassinato de dois jovens indígenas da etnia pataxó, ocorrido no fim da tarde da última terça-feira (17) na BR-101, próximo ao distrito de Montinho, em Itabela, no sul do Estado.

Nas redes sociais, ela atribuiu o crime ao conflito por terra e prometeu acompanhar de perto a violência na região. A titular do ministério disse ainda que pediu o envio da Força Nacional ao local.

"Ontem perdemos dois jovens Pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado", escreveu.

Guajajara afirmou que a execução dos dois indígenas não ficará impune. "Requisitarei ações revigoradas do Estado para trazer justiça ao povo Pataxó pela morte desses dois jovens. Não haverá impunidade", escreveu.

Ainda nesta quarta-feira (18), a ministra determinou a criação de um gabinete de crise para acompanhar os conflitos indígenas de terras na Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp