Política

MDB-BA avalia pedir mandatos de filiados que deixarem partido

Câmara dos Deputados
A janela partidária do próximo ano permitirá apenas que deputados estaduais e federais troquem de partido sem problema  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados

Publicado em 14/12/2021, às 06h35   Redação



A cúpula nacional do MDB-BA avalia pedir mandatos de vereadores e prefeitos que deixarem o partido para ser candidato na eleição de 2022 por outra legenda, de acordo com o jornal Tribuna da Bahia. A janela partidária do próximo ano permitirá apenas que deputados estaduais e federais troquem de agremiação política sem correr o risco de perder o mandato.

O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, afirmou ao jornal que os diretórios estaduais terão poder para pedir o mandato de vereadores e prefeitos, que decidiram deixar a sigla. “Alguns membros do partido querem levar esse assunto para Executiva (nacional), mas os diretórios estaduais vão resolver caso a caso. Como regra, não vamos liberar ninguém que usou os votos do partido para ganhar o mandato”, disse.

Leia mais:

"Não tenho compromisso com A, B ou C", diz Lúcio Vieira Lima sobre 2022

Presidente do MDB-BA, Alexandre Futuca evitou tratar do tema publicamente. “Não podemos antecipar algo que não aconteceu ainda”, disse ele. A possibilidade de o MDB-BA pedir o mandato dos filiados ainda está em discussão, mas, se houver a concretização, pode afetar, entre outros nomes, o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior. 

O chefe do Legislativo soteropolitano pretende deixar o partido, caso a legenda decida apoiar a candidatura do senador Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia. Geraldo Júnior quer estar ao lado do ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil).

O próprio vereador emedebista admitiu que cogita trocar de partido. “Veja bem, eu não posso descartar nenhuma possibilidade. Quem não tem a honra de receber um convite? A honra de receber um convite do partido novo criado da fusão do Democratas com o PSL? É uma honra muito grande para todos nós, mas eu estou muito bem atendido, satisfeito com o partido, com o MDB”, afirmou, durante a convenção que oficializou a pré-candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia.

Geraldo Júnior disse ainda que vai trabalhar para o partido permanecer no grupo do ex-prefeito soteropolitano. “Eu costumo dizer, continuo dizendo, que sou um homem de partido, sou um homem que faço parte do MDB, fazendo parte do MDB, nós temos um grupo político nacionalmente liderado pelo deputado federal Baleia Rocha e aqui no estado pelo presidente Alex Futuca. Mas eu farei todos os esforços, todos os esforços mesmo, vou lutar até o final para que o MDB fique, com certeza, na chapa que vai ser vitoriosa nas eleições, que é a chapa liderada por ACM Neto ao governo do Estado”, pontuou.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp