Política

Luva de Pedreiro: Sergio Moro acusa empresário de censura e exploração

Foto: Reprodução / Instagram
Empresário conseguiu liminar que barrou reportagem no Fantástico sobre acusações de exploração contra Luva de Pedreiro  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / Instagram

Publicado em 04/07/2022, às 11h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O caso do influenciador Luva de Pedreiro foi parar na política. O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) foi a público afirmar que o empresário Allan Jesus cometeu censura contra os veículos de imprensa impedidos judicialmente, via liminar, de publicar reportagens sobre as acusações de exploração contra o rapaz na íntegra.

Uma das principais reportagens do Fantástico, deste domingo (3), foi barrada de ser exibida na íntegra pela Justiça. A entrevista com o influenciador digital Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, foi alvo de uma liminar do ex-empresário Allan de Jesus, concedida pela juíza Maria Cristina de Brito Lima, do Rio de Janeiro, impedindo a divulgação de detalhes dos contratos.

Apesar disso, a matéria foi ar, mesmo incompleta, e mostrou apenas alguns trechos da entrevista com Iran e seus pais. Na reportagem também foi mostrada a casa nova do influenciador, no litoral do Pernambuco, e a versão do ex-empresário, que alegou que os valores dos contratos ainda não foram pagos.

"Censura prévia, mesmo por liminar judicial, é inaceitável. A iniciativa do ex-empresário do Luva de Pedreiro, de barrar a reportagem do Fantástico, só reforça a percepção de que ele, o empresário, tem muito o que explicar e de que Iran Ferreira estava sendo explorado", escreveu Moro em sua conta no Twitter.

A liminar não foi bem aceita pela TV Globo. No ar, a apresentadora Poliana Abritta foi responsável por comunicar sobre a decisão e o posicionamento da emissora.

"O jornalismo apura com isenção todos os lados da notícia e produz conhecimento sobre os fatos, e é direito da sociedade ter acesso a todos acontecimentos relevantes. A TV Globo entende que a liminar concedida viola a liberdade de imprensa e de expressão, pilares da democracia e protegidas pela Constituição Brasileira. Por isso, vai recorrer da decisão", disse a jornalista.

Antes, através das redes sociais, o próprio Iran Ferreira utilizou seu perfil oficial do Instagram para fazer um desabafo, quando disse que estão com medo da verdade. “Aí minha tropa, estão tentando me calar, calar a minha boca de falar a verdade, quem sofreu fui eu. Entraram com uma liminar que não é para passar entrevista comigo falando do assunto que todo mundo já sabe. “Estão tentando me calar. Quem está com medo é porque deve, não é, galera? Quem sofreu foi eu. Mas é assim mesmo. Vamos ter fé em Deus que chegamos lá".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp