Política

Lula pretende criar autoridade federal no Rio Grande do Sul

Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto
A autoridade seria uma espécie coordenador do governo federal na ajuda aos trabalhos de reconstrução do estado  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto

Publicado em 14/05/2024, às 13h15   Cadastrado por Lucas Pacheco



O presidente Lula (PT) sinalizou que pretende criar uma autoridade federal no Rio Grande do Sul, que atuará como um coordenador do governo federal na ajuda aos trabalhos de reconstrução do estado, representando o presidente nesse processo. O petista anunciou a pretensão na reunião ministerial desta segunda-feira (13).

Inscreva-se no canal do BNews no Whatsapp

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, a autoridade teria como exemplo a experiência do que ocorreu nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

“Acredito que deve ser nos moldes do que aconteceu nas Olimpíadas. Tem uma grande equipe do governo federal que, de alguma forma, apoia o governo do estado nas grandes obras, construção da infraestrutura resiliente e que tenha recurso financeiro e pessoal adequado para que se façam essas obras no menor tempo possível”, diz Wolnei.

Segundo apuração do comentarista político Valdo Cruz, da Globo News, Wolnei Wolff e Edegar Pretto, diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), são os nomes ventilados para assumir o posto.

A Advocacia-Geral da União (AGU) está desenhando a estrutura, que pode ser o modelo de uma autoridade federal ou até uma secretaria extraordinária.

Novas medidas

Além da criação da autoridade federal, a União deve anunciar ainda nesta terça (13) medidas de ajuda direta à população gaúcha atingida pela tragédia. Entre elas, está uma linha de crédito para pessoas físicas com a União como garantidora e também uma espécie de “voucher” pago em uma parcela para ajudar a população que perdeu tudo a recomprar os bens que perdeu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp