Política

Futuro chanceler de Lula revela mudança importante em novo governo; veja

Antonio Cruz/Agência Brasil
Durante entrevista, futuro chanceler de Lula afirmou que Itamaraty terá nova política durante o novo governo Lula  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 15/12/2022, às 21h08   Cadastrado por Daniel Brito



O futuro ministro das Relações Exteriores, o diplomata Mauro Vieira, revelou nesta quinta-feira (15) uma mudança importante a ser implementada pela pasta no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista a GloboNews, o novo chanceler afirmou que o Itamaraty deverá ter uma secretaria específica para termas de meio ambiente. "A preservação ambiental, e a Amazônia especificamente, é uma prioridade amplamente declarada pelo presidente, não só na COP 27 mas em todas as suas declarações", disse.

"E na política exterior, também será um tema de grande importância. Eu pretendo inclusive criar uma secretaria dentro da estrutura do Ministério das Relações Exteriores que se encarregará de clima, meio ambiente e energia. Para que esses temas sejam tratados de forma conjunta", completou.

O futuro ministro, no entanto, não indicou quem deverá comandar a nova secretaria. Ainda durante a entrevista, Vieira disse ter sido orientado por Lula para que o Brasil se candidate para sediar a Cúpula do Clima de 2025 (COP 30), que deverá ser realizada na América Latina.

Em novembro, durante a COP 27, realizada no Egito, Lula anunciou a intenção de criar uma cúpula para os países da Amazônia Legal, sediada na região amazônica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp