Política

Flávio Dino viraliza nas redes sociais após embates com oposição no Congresso

Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro vem sendo o principal alvo de pedidos de convocação por opositores  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 14/05/2023, às 15h47 - Atualizado às 15h47



O ministro da Justiça, Flávio Dino, vem viralizando nas redes sociais depois de uma série de embates com a oposição no Congresso Nacional. Ele se tornou o principal alvo dos pedidos de convocação feito por opositores, sendo três na Câmara dos Deputados e foi uma no Senado.

As sessões com Dino vêm sendo marcadas por tiradas bem-humoradas por parte do ministro. Ele tem dito que responde as “sérias” com seriedade. No entanto, quando Dino identifica algum deboche ou ataque, ele vem apelando para o humor.

Em uma sessão realizada em março, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado André Fernandes (PL-CE) disse que Flávio Dino respondia a 277 processos na justiça. O parlamentar usou como fonte o Jus Brasil, site que reúne citações que não necessariamente se referem a processos.

Em sua explicação, Dino disse que as referências não significam que os processos são contra ele e que o episódio com o parlamentar seria contado como uma "piada" para seus alunos de Direito. "Dizer, com base no JusBrasil, que eu respondo a 277 processos se insere mais ou menos no mesmo continente mental de quem acha que a terra é plana", disse o ministro.

Em outra sessão na CCJ da Câmara, uma deputada aconselhou Dino a processar o jornal Folha de São Paulo porque o veículo teria dito que ele recebeu um suposto relatório da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

Então, Dino solicitou a reportagem citada pela parlamentar. Após a leitura, o ministro disse que a matéria não apresentava a informação citada. "Eu não posso processar uma coisa que a deputada que está falando, não tá na matéria. Eu sei ler", disse em tom irônico.

A mais recente delas foi em uma audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, na última quarta-feira (10). Na oportunidade, o deboche foi direcionado ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), que se apresenta como instrutor da SWAT, grupo tático de elite da polícia dos Estados Unidos.

Após o senador pedir o afastamento e prisão do ministro por um envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, Dino rebateu o parlamentar: "Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores", rebateu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp