Política

Entenda a articulação do PT que pode fazer Matheus Ferreira virar secretário

Dinaldo Silva / BNews
A articulação tem o objetivo de eleger mais um perfeito do PT na Bahia  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 03/05/2024, às 21h33



Chegou a imprensa, nesta sexta-feira (03), a possibilidade de uma mudança no secretariado de Jerônimo Rodrigues, com o objetivo de eleger mais um perfeito do PT na Bahia. Acontece que, em Vitória da Conquista, a vereadora Lúcia Rocha, do MDB, aparece à frente das pesquisas, deixando de escanteio o atual deputado federal Waldenor Pereira (PT).

Para alavancar o deputado, a ideia do PT seria fazer um “jogo de cadeiras”, onde o parlamentar estadual Matheus Ferreira (MDB) assumiria a Secretaria de Recursos Hídricos da Bahia, que atualmente é comandada pela engenheira Larissa Moraes, que também é o MDB. Desse modo, Lúcia, que é a primeira suplente do partido para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia ficaria no lugar do filho de Geraldo Jr e abriria espaço em Vitória da Conquista para Waldenor “aparecer” para o eleitorado.

A estratégia já foi defenestrada pelo cacique do partido, Geddel Vieira Lima, em entrevista ao BNews. "Esse tipo de especulação de vincular secretaria a apoio ao PT em Conquista é sonho de verão. Essa especulação já ocorreu lá atrás, quando da escolha para o Tribunal de Contas. Isso é uma manobra do PT de Conquista, de Waldenor Pereira. Não ajuda em nada em posições futuras. Lúcia Rocha é candidata a prefeita de Vitória da Conquista. O que querem discutir é a inversão da lógica da política, de quem está com 33% [das intenções de voto] abrir mão para quem não passa de 17%", disse Geddel.

Além disso, a articulação prejudicaria Larissa Moraes, que acabaria sendo rebaixada ao segundo escalação. "A Larissa é um quadro que pode ocupar qualquer função. O governador, se eventualmente pensar em substituí-la, certamente ouvirá a direção partidária. Para a direção partidária, a eleição de Geraldo Júnior para vice-governador, a eleição de Matheus Ferreira para deputado, que está desempenhando um belíssimo trabalho e a escolha de Geraldo como candidato, já os contempla [MDB] de sobremodo”, esclareceu Geddel.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp