Eleições

Especialistas apontam inexperiência de Haddad e falta de tempo para fracasso de ‘frente democrática’

Vagner Souza/BNews
Para Wilson Gomes, um dos motivos para tal insucesso é a falta de capital político de Fernando Haddad  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 17/10/2018, às 13h03   Guilherme Reis


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad, tem fracassado na tentativa de construir uma “frente democrática” com nomes como Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Após a viagem do pedetista para a Europa e a hesitação do tucano, o senador eleito Cid Gomes (PDT) colocou uma pá de cal nas esperanças de Haddad ao dizer, em evento, que o partido precisava pedir desculpas pelos erros e fazer autocrítica.

Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Wilson Gomes, um dos motivos para tal insucesso é a inexperiência de Fernando Haddad. “Quem foi habilitado para isso pelas urnas, Fernando Haddad, não tem capital político (conhecimento da manhas, prestígio e distinção no campo político, reconhecimento como líder, conexões fora da bolha petista etc.) para negociar, articular, convocar e mobilizar os ‘key players’ do jogo político no nível mais alto”, avaliou, em artigo compartilhado em suas redes sociais. 

“Em suma, em minha opinião Haddad teria de oferecer aos aliados da luta o direito de governar com ele no futuro. Mas vocês acham que o PT aceitaria um futuro governo PSDB-PT-PDT-PSB-Rede em troca da derrota do fascismo?”, questionou.

Na avaliação do cientista político Joviniano Neto, também professor da Ufba, não houve tempo hábil para as negociações, mas ressaltou que existem membros de diversos partidos, além de pessoas apartidárias, organizando grupos pró-Haddad. “Uma frente partidária organizada pelo PT não é fácil, porque envolve articulação e precisa de tempo. Mas estão se organizando frentes pela democracia, frentes de vários partidos e de pessoas sem partidos em vários estados. É como se fosse uma frente criada pela sociedade civil. Frente organizada por direção de partidos é algo que exige muita conversa”, avaliou.

Para o especialista, a fala de Cid Gomes foi benéfica para Bolsonaro. “Aquilo foi bem aproveitado pela campanha de Bolsonaro. O estilo dos Gomes é meio grosso, o que já provocou problemas para eles”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp