Eleições

Justiça Eleitoral mantém candidatura indeferida de Isaac Carvalho

Arquivo/BNews
Com planos de ser candidato a deputado federal pelo PCdoB na eleição de outubro, Carvalho foi alvo de um pedido de impugnação feito pelo MPF  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 26/09/2018, às 20h41   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia julgou os embargos e manteve indeferida a candidatura de Isaac Carvalho (PCdoB), ex-prefeito de Juazeiro, nesta quarta-feira (26). A decisão foi por 6 a 0. Ele já havia sido impugnado em 17 de setembro, mas decidiu recorrer.

"Acordam os membros no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, à unanimidade, acolher os embargos de declaração sem efeitos infringentes", escreveu o juiz Freddy Carvalho Pita Lima no despacho.

Histórico
Com planos de ser candidato a deputado federal pelo PCdoB na eleição de outubro, Carvalho foi alvo de um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Federal (MPF) com base na Lei da Ficha Limpa.

Em maio de 2016, o gestor já havia sido condenado pela Justiça a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer ilegalidades com recursos públicos

Contra ele pesa a acusação de que, ao longo de 2010, remanejou ilegalmente recursos orçamentários por meio de decretos para a abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, cujo montante era de aproximadamente R$ 112 milhões.

À época, os desembargadores substituíram a prisão pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade. 

Em março daquele ano, o então prefeito juazeirense foi multado Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela prática de nepotismo. Ele teria empregado a companheira, Zane Ellen Barbosa Nunes, como assessora executiva, e Angelita Carvalho, sua irmã, na chefia de gabinete da administração municipal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp