Eleições 2018

PSB e PSOL podem se unir após nova lei eleitoral, diz Leonelli

[PSB e PSOL podem se unir após nova lei eleitoral, diz Leonelli]
14 de Setembro de 2018 às 16:31 Por: Arquivo/BNews Por: Henrique Brinco0comentários

O PSOL e o PSB podem virar uma só nos próximos anos. Pelo menos essa é a ideia defendida pelo secretário-geral Domingos Leonelli. O correligionário da senadora Lídice da Mata (PSB) defende que as duas legendas se unam em torno de um projeto, já que ambas têm pontos em comum.

"O PSB retornou a sua posição história de uma esquerda democrática. O nosso slogan é socialismo e liberdade, que por sinal é o nome do PSOL", disse ao BNews. Na Bahia, por exemplo, o próprio Leonelli é um dos defensores da candidatura de Fábio Nogueira (PSOL) ao Senado.

O secretário afirma que o PSB voltou às origens e que reúne condições liderar o campo mais alinhado com o socialismo. "O PSOL é um pouco mais à esquerda, mas estou defendendo uma aliança permanente entre o PSOL e o PSB. Nós temos uma série de identidades. O candidato do PSOL ao Governo no Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, tem como bandeira principal a economia criativa".

Leonelli afirma ainda que, mesmo que as duas agremiações não selem de vez o matrimônio, existe a possibilidade de firmar outros tipos de parcerias futuramente. “Se não ocorrer essa fusão, podemos defender uma federação ou outra estrutura permanente. Deixar o PT que é um partido social democrata liderando uma parte da esquerda e a esquerda socialista poderia se unificar”.

Vale ressaltar nova lei eleitoral criou dificuldades para todos os partidos nanicos, que tendem a se fundir. Agora, por exemplo, as legendas precisarão ter uma porcentagem mínima de votos para terem direito a cadeiras na Câmara. Outra novidade é o fim das coligações para a chapa proporcional, o que vai acabar com os tradicionais "candidatos puxa-voto" (pondo fim ao ‘efeito Tiririca’, por exemplo).

Leia também:

Líder do PSB na AL-BA cobra unidade do partido em torno da candidatura de Coronel
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas