Eleições

Primeiro debate presidencial na Band reúne oito dos 13 pré-candidatos ao Planalto

Kelly Fuzaro/Band
Postulantes discutem ideias em programa mediado pelo jornalista Ricardo Boechat  |   Bnews - Divulgação Kelly Fuzaro/Band

Publicado em 09/08/2018, às 23h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O primeiro debate presidencial para as eleições deste ano, realizado nesta quinta-feira (9) pelo canal Bandeirantes, reuniu oito dos treze candidatos que disputam o comando do Palácio do Planalto. Participaram Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede). 

Conforme critério legal de que todos os candidatos com coligações com mais de cinco congressistas têm direito de participar. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT, preso em Curitiba, foi impedido pela Justiça de comparecer no programa mediado pelo jornalista Ricardo Boechat.

Na primeira rodada de perguntas, enviadas por leitores do jornal Metro, os candidatos patinaram em responder sobre medidas objetivas para a gerar emprego no país.

Quando avançaram para fazer perguntas entre si, os postulantes ao Planalto iniciaram provocações, mas em tom moderado. O espaço para a apresentação de propostas foi pouco aproveitado pela maioria. 

Os confrontos mais consistentes ficaram em torno da crise econômica, segurança pública e saúde.

Líder em intenções votos, em cenários sem Lula, Bolsonaro evitou declarações polêmicas e chegou a dizer que não estava ali para “bater boca”, ao responder uma provocação do pré-candidato Boulos. 

Em um dos poucos momentos de propostas claras no primeiro bloco, Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que pretende reduzir impostos a partir da criação do IVA - Imposto de Valor Agregado – que reuniria os principais tributos do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp